Família em choque

ES: Criança morre após se apoiar em báscula no 8º andar de prédio

terça-feira, 2 de maio de 2023

Quem era a menina de 8 anos que morreu ao cair de prédio em Guarapari

Helena Peçanha de Paula Costa, morreu na noite deste domingo (30) ao cair da báscula do banheiro de um apartamento na Praia do Morro.

A menina Helena Peçanha de Paula Costa, de 8 anos, que morreu na noite deste domingo (30) ao cair do 8º andar de um apartamento na Praia do Morro, em Guarapari era filha de um policial rodoviário federal e de uma defensora pública. A menina teria caído da báscula do banheiro da avó enquanto olhava outras crianças brincando na área comum do condomínio.

Helena era natural de Muriaé, em Minas Gerais, filha de Sérgio Costa, inspetor e chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Guarapari, e da defensora pública Heloana Peçanha. Além da menina, o casal tem um filho mais novo de três anos.

Amigos da família contaram à reportagem da TV Gazeta que Helena passou o dia brincando na casa de outra criança, um menino que é filho de um colega de trabalho do pai dela.

Quando chegou em casa no final do dia Helena teria ouvido o barulho de crianças brincando na área comum do condomínio e pedido para descer e brincar mais, mas os pais não deixaram porque estava chovendo.

A menina então teria colocado uma cadeira perto da báscula do banheiro, se desequilibrado e acabou caindo.

O apartamento da família fica no 9º andar, mas como está em obras, os pais resolveram passar alguns dias no apartamento da avó de Helena, que fica no 8º andar.

'Passaram a noite em choque', diz amigo da família

Na manhã desta segunda-feira, o pai de Helena, o policial rodoviário federal Sérgio Costa, esteve no local para liberar o corpo da filha, mas abalado, não teve condições de falar sobre o que aconteceu.

De acordo com o inspetor Willys Lyra da PRF, amigo da família, os pais estão em estado de choque e a corporação está dando todo o apoio necessário.

"Passaram a noite em choque, nem conseguindo conversar muito menos tomar as medidas necessárias e ações que precisam ser tomadas. Por isso nós, desde o momento do fato estamos em apoio. A Polícia Rodoviária Federal esteve presente no local. Estamos aqui nessa manhã, pra dar todo o apoio necessário à família nesse momento de dor. Momento de choque até difícil de descrever", disse o inspetor.

O inspetor disse ainda que a família está muito abalada e acompanhou todo o trabalho da perícia na noite deste domingo.

A Polícia Rodoviária Federal do Espírito Santo (PRF/ES) publicou uma nota de condolências sobre a morte de Helena.

A Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (Adepes) também publicou uma nota de pesar lamentando a morte precoce de Helena.

Menina fazia catequese em igreja de Guarapari

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Guarapari, onde Helena fazia catequese, também emitiu uma nota de pesar.

"É com imensa tristeza que temos um anjinho no céu. Que Deus receba nossa querida Helena junto de Nossa Mãezinha e de todos os anjos. A Equipe Catequética da Paróquia Nossa Senhora da Conceição está unidade em oração por ela e sua família", diz a nota de pesar da Paróquia.

Muitos membros da igreja lamentaram a morte da menina.

"Tive o prazer de conhecê-la, através dos pais. Menina meiga, bonita e simpática. Meus sentimentos a todos familiares", disse uma integrante da igreja.

A Polícia Civil informou que a perícia foi acionada na noite deste domingo para uma ocorrência de acidentes diversos com vítima fatal no bairro Praia do Morro e o caso segue sob investigação.

O velório da menina foi realizado na Capela Funerária de Guarapari, na praça do bairro Aeroporto, em Guarapari, a partir de 16h de segunda-feira. O sepultamento está previsto para esta terça-feira (2), no Cemitério Parque da Paz, na Ponta da Fruta, onde Helena será cremada.

Fonte: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2023/05/01/quem-era-a-menina-de-8-anos-que-morreu-ao-cair-de-predio-em-guarapari.ghtml