Convivência

Operação Lesa Pátria

MG: Delegado é criticado em grupo de condomínio após prender vizinhos

sexta-feira, 24 de março de 2023

Após prender alvos da operação Lesa Pátria no próprio condomínio, delegado da PF é atacado por vizinhos em MG

Dois dos quatro alvos da 8ª fase da ação presos em Uberaba são moradores do mesmo prédio que o delegado-chefe da PF, Mário Alexandre Veloso Aguiar.

Depois de prender dois alvos da operação Lesa Pátria no mesmo condomínio em que vive, o delegado-chefe da Polícia Federal de Uberaba, Mário Alexandre Veloso Aguiar, foi alvo de críticas de vizinhos na última sexta-feira (17). Em resposta, ele disse que não irá aceitar "receber carteirada".

O delegado informou que entre as falas feitas através de um grupo de WhatsApp, moradores escreveram: “Tantos problemas nesse país. Ir atrás de bandido, traficante, entrar em favela eles não querem não”.

• Na 8ª fase da operação Lesa Pátria foram presos quatro alvos em Uberaba, sendo que dois moram no mesmo prédio do delegado;
  • Com as prisões, moradores e advogados de um dos alvos criticaram a atuação do policial;
  • Diante da situação, Mário Alexandre encaminhou um ofício aos moradores do condomínio que mora, para se defender das críticas;
  • Entre os pontos citados no documento, ele condenou o preconceito por parte da fala de um morador.

“Nos meus 20 anos de polícia, completados neste ano, nunca me orgulhei de só prender ‘preto, pobre e favelado’. Preconceito horroroso e inaceitável em qualquer tempo e lugar”, afirmou.

Ainda segundo o delegado, é "inaceitável achar que só existe criminoso em favela e que o tráfico de drogas é a única mazela social que caracteriza a miséria da segurança pública em nosso país”.

O comentário do grupo do condomínio será investigado, para saber se será aberto um inquérito para apurar possíveis crimes contra a honra do delegado.

Em relação a uma das prisões no condomínio, o Grupo de Pronta Intervenção, espécie de “tropa de elite” da PF, precisou acompanhar a prisão desse alvo neste prédio por reações “agressivas”.

Lesa Pátria

Conforme a PF, 10 mandados de buscas e apreensão foram cumpridos, sendo nove em Uberaba e um em Araxá. Ao todo, foram 46 mandados de busca e apreensão e 32 de prisão no Brasil.

Em Uberaba, os alvos eram um empresário, sócio de clube de tiro e empresa de suplemento alimentar; um motorista; um engenheiro e um coach de investimentos.

Os quatro envolvidos foram encaminhados para a Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba, ainda na sexta. Todos foram presos de forma preventiva. Os alvos são investigados por participar dos atos terroristas do dia 8 de janeiro.

Fonte: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2023/03/21/apos-prender-alvos-da-operacao-lesa-patria-no-proprio-condominio-delegado-da-pf-e-alvo-de-criticas-de-vizinhos-em-mg.ghtml