Dia do Trabalho

Edifício Itália acendeu os holofotes da fachada na noite de 1º de maio

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Edifício Itália acende as luzes para comemorar o Dia 1º de Maio

Em comemoração ao Dia do Trabalho, em 1º de maio,  o Edifício Itália acendeu os seus holofotes para iluminar a fachada do arranha-céu de 168 metros de altura, das 20h à 0h. Desde o advento do apagão e a necessidade de economia de energia elétrica, apenas em datas especiais a iluminação externa é acionada para dar visibilidade à maior estrutura em concreto armado da América Latina.

A iluminação ficou acesa por apenas quatro horas e sfoi uma das raras oportunidades do ano para os fotógrafos registrarem a imagem noturna deste importante cartão postal da cidade, inaugurado em 1965, após 11 anos de projetos e obras para ser o maior prédio do país e o primeiro centro empresarial da cidade, com a comercialização de lajes corporativas e andares inteiros, atraindo grande empresas à época, especialmente as de origem italiana.

O Edifício Itália foi incorporado e construído pela empresa Otto Meinberg, já extinta, junto com outras três construtoras. O projeto arquitetônico é do alemão Franz Heep, que com a obra se tornou um profissional renomado e professor do Makenzie. O desenho do prédio foi concebido em linhas ovaladas para a estrutura oferecer menor resistência ao vento forte de uma cidade que começava a se verticalizar.

Visitado por grandes autoridades estrangeiras como rainhas, príncipes, presidentes e líderes políticos ou religiosos de várias partes do mundo. O Edifício Itália foi a única construção da América Latina escolhida pelo alpinista francês Alain Robert, mais conhecido como ‘homem-aranha’, para ser escalada sem equipamentos de proteção ou cordas. Mesmo sem autorização, que foi negada pela administração para evitar acidente que seria fatal, o alpinista radical, que já escalou as principais construções do mundo, conseguiu na terceira tentativa escalá-lo e ao final acabou detido pela polícia.

Números do Edifício Itália

-168 metros de altura

-46 lajes

-42 andares, mais subsolos e mezaninos do ‘Circolo Italiano

-51.695 m2 de área construída

-11.382 m2 de área comum

-1530 lâmpadas econômicas nas áreas comuns

-Capacidade para dez mil pessoas simultaneamente

-Fluxo diário de  8.200 pessoas

-970 m2 de saguão

-21.300 m2 de fachada

-4003 janelas

-12 mil m2 de vidros

-130 câmeras de alta definição com captação em cores

-680 degraus internos

-966 na escada de emergência

-17 caixas d`água

-48 mil brises soleil – persiana externa de alumínio (em restauração)

-197 unidades comerciais

-16 lojas

-1 Teatro Itália

-2 restaurantes

-1 Clube Social (Circo Italiano)

-Peso total da torre de 38.660 toneladas (sem escada de emergência anexada posteriormente).

-Escada externa anexada ao prédio pesa 182 toneladas, sendo 140 toneladas de ferro e 42 toneladas de outros materiais. Conta com 966 degraus.

-Fundação estrutural feita sobre 276 estacas

Fonte: