Imprudência no elevador

AL: Excesso de passageiros resulta em queda de equipamento

terça-feira, 21 de março de 2023

Vídeo mostra passageiros no chão e como ficou porta após elevador despencar 1 andar com 11 pessoas

Grupo ficou preso por 9 minutos e precisou forçar a porta para abrir e sair do equipamento, que caiu do térreo ao subsolo.

Após queda de elevador com 11 pessoas de um prédio em Maceió, os passageiros tiveram que forçar a porta para conseguir sair. Eles ficaram cerca de nove minutos presos. O acidente ocorreu na tarde de domingo (19) e deixou pessoas feridas sem gravidade. Um morador gravou o momento logo após a saída de dentro do equipamento, quando os passageiros ficaram no chão.

As imagens mostram as pessoas reclamando de dores sentadas no chão, e também a estreita abertura na porta por onde eles saíram por conta própria, antes mesmo da chegada da equipe de resgate.

O Corpo de Bombeiros informou ter recebido um chamado para atendimento no local, mas retornou antes de chegar ao prédio porque foi informado que as pessoas já haviam recebido o auxílio de populares.

As 11 pessoas entraram no 10º andar do prédio. Quando o elevador chegou no térreo, caiu até o subsolo. A capacidade máxima do equipamento é de até 8 pessoas, mas o limite não foi respeitado.

Por meio de nota ao g1, a empresa responsável pelo elevador, TK Elevator, diz que o excesso de peso prejudicou o funcionamento.

"O elevador foi projetado para uma capacidade de transporte de oito passageiros ou 600 kg. Como esse limite foi excedido, as distâncias de desaceleração não puderam ser obedecidas, permitindo que a cabina acionasse o sistema de para-choques, preparados para essa finalidade".

Morador reclama da falta de assistência após acidente

Após o acidente, um dos passageiros, que é morador do prédio, gravou um vídeo mostrando o elevador com a porta entreaberta e reclamando que na portaria não havia a chave para abrir o elevador e retirar as pessoas de dentro.

"Estávamos todos dentro, quando ele despencou do zero para o subsolo. Fiquei indignado porque a portaria não tem uma chave para destravar o elevador para fazer um socorro, por mais que você peça. Aí tem que esperar bombeiros ou o dono da empresa do elevador. Enquanto isso, o povo em pânico dentro e acidentado", disse.

O homem sugere que haja um curso para que os porteiros sejam instruídos a abrirem os elevadores do prédio em caso de emergência.

"Tem que ver isso para fazer um treinamento dos porteiros, para tirar o povo de dentro. Porque a queda do elevador hoje não foi fácil. Se tivesse despencado do 5º ou do 7º, como seria? Tinha matado todo mundo. Então tem que rever essa situação", disse.

O síndico do prédio, Leonardo Pereira, disse que é um procedimento padrão os porteiros não terem uma chave de segurança para evitar que o resgate seja feito de forma inadequada.

"A trava da porta é na parte de cima, onde tem uma fechadura. Inclusive, no vídeo gravado, o morador fala que o condomínio não tem chave. O fato de não ter chave é por uma norma de segurança que diz que todo resgate só pode ser executado pela empresa de manutenção ou pelo Corpo de Bombeiros. Manter a chave dentro do condomínio é correr o risco que alguém vá fazer o resgate de forma indevida e cause um acidente a uma pessoa que pode ser fatal", disse o síndico.

Fonte: https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2023/03/20/moradores-ficaram-presos-por-nove-minutos-apos-queda-de-elevador-de-predio-em-maceio.ghtml