O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Especialista em condomínios

Leitor conta como começou sua caminhada no ramo condominial

Publicado em: quarta-feira, 7 de maio de 2014

PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA EM CONDOMÍNIOS E A PRÁTICA DA LIDERANÇA POR MEIO DE CONDUTA ÉTICA

Por Antônio Spósito, leitor do SíndicoNet e Especialista em Planejamento e Gestão Estratégica
 
Ao mudar para um condomínio no ano de 2000, passei a me interessar pelo ramo. Comecei fazendo parte do conselho consultivo, depois membro de conselho administrativo, subsíndico, síndico, até o momento em que passei a exercer a função de gestor. Buscando me dedicar e sempre observador atributos que me ajudaram a vivenciar resultados positivos na minha gestão. 
 
Redução e controle dos gastos, participação dos condôminos, remuneração adequada para os envolvidos na administração, reformas e manutenções periódicas, redução nos custos de cobranças,  ou seja,  as mesmas passaram a serem realizadas através dos juizados especiais, aonde fazíamos as atermações de cobranças  ou relações de consumo quando surgiam. E quando o inadimplente percebe que existe controle e que existe retorno a inadimplência reduz a zero por cento.
 
Em dezembro/2011 comecei a escrever um Blog e percebi que precisava de novos desafios. Escrever um artigo científico para condomínio com base na ciência da administração. Atuando como gestor condominial e usando a experiência administrativa inovei ao buscar na ciência embasamento para estruturar um ramo que é muito semelhante ao de uma empresa. Em meu artigo complemento:
 
“As organizações são muito importantes, e delas dependem nossas vidas, se nasce, cresce, trabalha-se e produz-se o nosso alimento, o que vesti-se, ou seja, o que se consome. Das organizações depende o nosso bem-estar.”
 
“Analisei os conceitos de planejamento, gestão estratégica, liderança e ética com o objetivo de apresentar a contribuição para a gestão de um condomínio.”
 
Em minha fundamentação teórica citei o grande General Sun Tzu que viveu há mais de 2500 anos e escreveu a fascinante obra A Arte da Guerra: “se você se conhece e ao inimigo, não precisa temer o resultado de uma centena de combates.” Portanto estar preparado é a melhor forma de evitar surpresas desagradáveis.
 
Utilizando uma metodologia através do planejamento, gestão estratégica, liderança e ética com o objetivo de apresentar a contribuição para a gestão de um condomínio.
Destaco o diagnóstico estratégico como o passo inicial em um planejamento eficaz.  É fundamental analisarmos os ambientes interno e externo antes de realizarmos o planejamento estratégico.
 
Descrevo a estratégia e suas importantes fases: Formulação, Implementação e Controle. A estratégia nos levará a atingirmos os objetivos, lembrando que o nosso planejamento deve ser flexível para adaptarmos as mudanças no caminho.
 
Enfatizo a busca pelo conhecimento para fortalecer a liderança de um gestor condominial possibilitando boas práticas e comprometimento da equipe.
 
Ao falar sobre ética cito conceito bibliográfico em que: “a formulação do modelo de ética corporativa deve conter renovação contínua, liderança e estratégia”.
 
Vivemos em um mundo globalizado em uma era de constante mudança e que requerem a criação de novos modelos mentais para obtermos vantagem estratégica para alcançarmos os nossos objetivos.
 
Acredito que uma gestão eficaz é a prevenção para os diversos problemas enfrentados em um condomínio. Vejo a alternativa jurídica como último recurso, mas que infelizmente devido à falta de preparo de síndicos, gestores e condôminos os tribunais estão acumulando processos, condomínios no vermelho e o patrimônio desvalorizando.
 
Para conhecer mais a respeito da trajetória do especialista acesso o seu blog através do link: www.condominial.blogspot.com
 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...