Falso síndico

Suspeito usa nome de prédio e aplica golpe de R$ 6 mil em loja

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Falso síndico de condomínio de bairro nobre no litoral de SP aplica golpe de R$ 6 mil em loja de máquinas

Criminoso furtou uma máquina de lavar de alta pressão e uma roçadeira profissional em Bertioga

Um homem fingiu ser o síndico de um condomínio de um bairro nobre em Bertioga, no litoral de São Paulo, e aplicou um golpe de mais de R$ 6 mil em uma loja de máquinas. Imagens obtidas pelo g1 mostram o criminoso saindo da loja com os maquinários furtados. A Polícia Civil investiga o caso para localizar o suspeito.

Anderson Razera é proprietário da Roça Mar, um comércio de venda e manutenção de máquinas para jardinagem e náutica, localizado no bairro Indaiá. Ele contou que o crime que aconteceu na segunda-feira (30) e houve uma ‘sucessão de coincidências’.

Segundo Razera, na última sexta-feira (27) o responsável pelo setor financeiro de um condomínio, localizado no bairro Riviera, estava em contato com a empresa para solicitar um orçamento de maquinários. Ele conta que o condomínio é cliente da loja e que são gerados boletos para os pagamentos quando algum item é comprado.

Na segunda-feira pela manhã, um funcionário da loja viu uma mensagem no aplicativo de conversas no celular do estabelecimento. Uma pessoa havia se identificado como Pedro e afirmado ser o síndico do condomínio pediu um orçamento de máquinas.

Segundo Razera, mesmo que o contato seja feito apenas com o setor financeiro, o funcionário da loja deu procedimento ao atendimento e comentou sobre a cotação que já havia enviado. O suposto síndico pediu que fosse incluída na venda uma máquina de lavar de alta pressão.

Após a conversa por mensagens de texto, o homem foi até a loja para retirar a lavadora e uma roçadeira profissional, avaliadas em mais de R$ 6 mil. O golpe foi percebido na manhã do dia seguinte, quando o proprietário enviou um e-mail para o financeiro da empresa, que respondeu que a compra do maquinário ainda não estava autorizada.

“Ele [o criminoso] se aproveitou de uma oportunidade previamente criada. Não é nossa política a pessoa vir aqui, pegar e levar. A gente só vende assim quando é nosso cliente e quando o condomínio já está acostumado a comprar aqui. Coincidentemente o cara se identificou como síndico, e aproveitou que o meu funcionário comentou sobre um orçamento, e 'deu a linha', desviou o olhar do meu funcionário, afirmando ser síndico e nos deu o prejuízo", explicou.

O proprietário informou que foi registrado um boletim de ocorrência nesta terça-feira (31), na delegacia de Bertioga. Segundo ele, já foi identificada a placa do carro que o suspeito usava. O veículo foi visto circulando em São Vicente, também no litoral paulista.

“Me sinto enganado por ter acreditado. Me sinto culpado também por não ter pesquisado [sobre o suporto síndico]. A gente de boa índole é inocente, eu me considero inocente por ainda acreditar que todo mundo é honesto”, desabafou Razera.