Espaço Nok Nox

Lei do Porteiro

Entenda quais são os direitos desse funcionário em condomínios

sexta-feira, 8 de março de 2024
Mulher sorridente atende telefone na portaria enquanto usa um computador.
Assegurar os direitos do porteiro em condomínios é fundamental

Lei do Porteiro: entenda a legislação, os direitos e deveres desse profissional!

Você sabe o que é a Lei do Porteiro? Essa é uma norma que regulamenta a atividade dos porteiros de condomínios, estabelecendo seus direitos, deveres e obrigações.

Assim, é importante conhecer essa legislação para garantir que os porteiros do seu condomínio estejam trabalhando de acordo com a lei e que tenham as melhores condições de trabalho possíveis.

Neste artigo, vamos explicar o que é a lei do porteiro, quais são os pontos mais importantes que ela aborda, quais são os deveres de um porteiro, o que ele não pode fazer, qual a diferença entre porteiro e vigilante, quais são os requisitos para exercer a profissão de porteiro e como um condomínio pode otimizar a rotina desse profissional. Acompanhe!

O que é a Lei do Porteiro?

A lei do porteiro é a Lei nº 12.740/2012, que alterou o artigo 193 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), incluindo os porteiros entre as categorias que exercem atividades ou operações perigosas.

Isso significa que os porteiros têm direito a receber um adicional de periculosidade de 30% sobre o salário-base, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

Além disso, a lei também determina que os porteiros devem ter uma jornada de trabalho de 44 horas semanais, sendo 8 horas diárias e 4 horas aos sábados.

Eles também têm direito a uma hora de intervalo para refeição e descanso por dia. Os porteiros que trabalham em regime de escala devem ter uma folga semanal remunerada.

Quais são os 5 pontos mais importantes sobre a Lei do Porteiro?

“importante”

A Lei do Porteiro é uma conquista para os profissionais que exercem essa função, pois reconhece os riscos e as responsabilidades envolvidos na atividade. Alguns dos pontos mais importantes que essa legislação aborda são:

1. Adicional de periculosidade de 30% sobre o salário-base: o porteiro tem direito a receber um adicional de periculosidade de 30% sobre o salário-base, caso trabalhe em locais que ofereçam risco à sua integridade física, como portarias com acesso direto à rua ou com grande circulação de pessoas e veículos;
  2. Jornada de trabalho de 44 horas semanais: a jornada de trabalho do porteiro é de 8 horas diárias e 44 horas semanais, podendo ser prorrogada por até 2 horas extras por dia, mediante acordo coletivo ou individual;
  3. Hora de intervalo para refeição e descanso por dia: o porteiro tem direito a um intervalo de no mínimo uma hora e no máximo duas horas para refeição e descanso, que não pode ser reduzido ou suprimido;
  4. Folga semanal remunerada: o porteiro tem direito a uma folga semanal remunerada, preferencialmente aos domingos, e a um repouso anual de 30 dias consecutivos, que pode ser fracionado em até dois períodos, sendo um deles não inferior a 10 dias;
  5. Necessidade de registro na carteira de trabalho: o porteiro deve ter registro na carteira de trabalho, com salário mínimo definido pela convenção coletiva da categoria.

Qual o piso salarial de um porteiro 12x36?

O piso salarial de um porteiro 12x36 é o valor mínimo que esse profissional deve receber por sua jornada de trabalho, que consiste em 12 horas de serviço por 36 horas de descanso. Esse valor pode variar de acordo com o estado, a cidade, o segmento de atuação e o nível de qualificação do porteiro.

De acordo com uma pesquisa do site Salario.com.br, o salário médio de um porteiro 12x36 no Brasil é de R$1.592,24 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. A faixa salarial do porteiro 12x36 fica entre R$1.548,75 (média do piso salarial 2023 de acordos coletivos) e R$2.386,66 (teto salarial), levando em conta o salário base de profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

O pagamento mais alto para porteiro 12x36 no Brasil depende de muitos fatores e pode chegar a R$21.840 por ano. O salário mínimo para esta posição no Brasil é R$1.710. A renda mensal média para esta posição no Brasil é de R$1.772.

Portanto, o piso salarial de um porteiro 12x36 pode variar bastante dependendo da fonte de informação, da localidade e das características do empregador e do empregado. É importante consultar as convenções coletivas da categoria e os sindicatos locais para saber o valor exato do piso salarial na sua região.

Quais são os deveres de um Porteiro?

O porteiro é o profissional responsável por controlar o acesso ao condomínio, recepcionar visitantes, moradores e prestadores de serviços, comunicar-se com os demais funcionários e com o síndico, zelar pela segurança e pela ordem do local, entre outras atribuições. Alguns dos deveres de um porteiro são:

• Cumprir o horário estabelecido pelo condomínio;
  • Usar uniforme e crachá de identificação;
  • Ser educado, cordial e discreto com todos;
  • Conhecer as normas internas do condomínio e orientar os visitantes sobre elas;
  • Verificar a identidade e o destino dos visitantes antes de liberar a entrada;
  • Anunciar as visitas aos moradores por interfone ou telefone;
  • Registrar as entradas e saídas de pessoas e veículos no livro ou sistema próprio;
  • Receber correspondências, encomendas e entregas em geral e encaminhá-las aos destinatários;
  • Manter a portaria limpa, organizada e iluminada;
  • Acionar o síndico ou a administração em caso de emergências ou situações suspeitas.