Manual de Boas Práticas
Secovi-SP lança guia digital para síndicos com 13 temas essenciais
O Secovi-SP lançou, em 2 de dezembro, o “Manual de Diretrizes de Boas Práticas – o papel do síndico na gestão 5.0”, durante o Ciclo de Palestras para Síndicos e Administradoras de Condomínios. O evento, realizado em São Paulo, contou com a mediação de Catarina Anderáos, editora-chefe do SíndicoNet, e reuniu especialistas para debater as transformações e desafios da gestão condominial moderna.
- CONFIRA TAMBÉM: E-books para aprimorar a sua gestão
O manual aborda 13 temas essenciais para governança condominial e detalha mais de 270 atividades do síndico moderno, segundo Moira Toledo, vice-presidente do Secovi-SP. O documento será disponibilizado digitalmente para os associados a partir de 17 de dezembro.
O painel de especialistas contou com Lisa Lima, Juliana El Hadi de Almeida, Taula Armentano, Virgínia Asamura Bernardes e Gisele Fernandes, que contribuíram para a criação do manual. Entre os temas debatidos, destacaram-se a modernização do papel do síndico, a importância da transparência e comunicação assertiva, e a necessidade de decisões coletivas e gestão financeira consciente.
Para Gisele Fernandes, “a sociedade mudou, e o síndico precisa ser o maestro da engrenagem do condomínio”.
Lisa Lima reforçou a importância da prestação de contas:
“O síndico lida o tempo todo com o dinheiro dos moradores; a transparência é imprescindível.”
Juliana El Hadi de Almeida sugeriu o uso de rateios específicos como alternativa para financiar melhorias, garantindo previsibilidade e aceitação dos moradores.
Conteúdo SíndicoNet (Produzido com o auxílio de IA)