Convivência

Polarização política

DF: Chegada de Bolsonaro em residencial divide opiniões

terça-feira, 4 de abril de 2023

Polarização no condomínio de Bolsonaro: vizinhos se dividem sobre chegada do ex-presidente

Bolsonaro chega ao Brasil nesta quinta-feira, após quatro meses nos EUA. Ele morará com Michelle em um condomínio na região nobre de Brasília

A chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro no condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, região nobre da capital federal, divide os futuros vizinhos do ex-chefe do Executivo. Enquanto alguns já planejam pedir fotos e visitas à casa de Bolsonaro e Michelle, outros se preocupam com a segurança, rotina e tranquilidade da região. O GLOBO visitou o local e conversou com moradores.

Bolsonaro desembarcou em Brasília na quinta-feira (30) depois de passar três meses nos Estados Unidos. Ele saiu do país no dia 31 de dezembro, véspera do término do seu mandato. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seu filho, já afirmou que o período serviu para o pai "desopilar" depois de quatro anos à frente do Executivo federal.

O aposentado Edinilson Avelino, de 63 anos, que mora há 10 anos no Solar de Brasília, pontuou que Bolsonaro é um cara "bem visto" e "bem-vindo" e que não tem motivo para preocupações até o momento.

– É melhor do que vir o ladrão. Não tem por que estar preocupado, pelo contrário. Acho que ele é um cara bem-vindo, bem visto.

Pedro Watanabe, de 62 anos, por sua vez, vai dividir o mesmo bloco residencial com Bolsonaro e Michelle e se preocupa com a rotina e tranquilidade na vizinhança.

– Eu me incomodo um pouco porque acho que afeta a rotina do condomínio. Ele vai ter segurança, então vai ter tumulto. A Michelle já mora aqui, já encontrei com ela algumas vezes, mas com ela é tranquilo. Mas a presença do Jair Bolsonaro tem outra representatividade e outro contexto.

Watanabe também acredita que a chegada de Bolsonaro abre espaço para uma polarização entre os moradores.

– Sim (abre espaço para polarização). Vai estar bem mais em função de tudo isso, da volta dele. Vai ser um acontecimento diferente

Michelle Bolsonaro mora no condomínio desde janeiro e é pouco vista pelos outros moradores. Segundo vizinhos ouvidos pelo GLOBO, a rotina da ex-primeira-dama é discreta e a casa tem pouca movimentação além dos funcionários. Em algumas situações, Michelle foi vista frequentando a padaria e o mercadinho que ficam na área comercial do condomínio. Na maioria das vezes, usava um boné.

O imóvel onde o casal vai morar é de uma amiga de Michelle e precisou passar por algumas reformas para recebê-los. O muro ficou maior e os vidros receberam películas escuras para impedir a visão de dentro da casa. Os custos da moradia são bancados pelo casal.

Embora esteja em um condomínio recheado de militares, Bolsonaro dividirá o seu quarteirão com pelo menos três apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a eleição as casas ao lado da do ex-presidente foram até decoradas com adesivos de apoio ao petista.

O condomínio também tem pelo menos dez moradores que fazem parte do "Comitê de Luta Jardim Botânico", que chegou a pendurar um outdoor contra a mudança de Bolsonaro para a região. O grupo, formado por moradores de vários condomínios, também realizou agendas de campanha para virar votos para o presidente Lula.

Uma das preocupações dos moradores é que Bolsonaro dê "carteirada" para ter mordomias ou poder burlar regras do condomínio. Há ainda receio com aglomerações na porta do ex-presidente, um aumento no fluxo de visitas e de apoiadores na porta, além do desconforto com a presença de pessoas armadas.

Funcionários do local, no entanto, ainda não estão preocupados com uma mudança na rotina do condomínio. A segurança, dizem, não será um problema, uma vez que os procedimentos do local continuarão seguindo o padrão, e Bolsonaro terá também a sua própria equipe.

Fonte: https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2023/03/polarizacao-no-condominio-de-bolsonaro-vizinhos-se-dividem-sobre-chegada-do-ex-presidente.ghtml