O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Onda de calor

Conta de luz pode ficar mais cara, veja dicas para economizar

terça-feira, 26 de setembro de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Tempo quente impacta nos gastos com energia elétrica

Além de vários problemas ambientais e de saúde, o excesso de calor também afeta o bolso. Nos períodos quentes, o consumo de energia elétrica em geral aumenta.

Dados da Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, mostram que no verão, por exemplo, a conta chega a ficar até 8,6% mais cara.

Ar-condicionado, chuveiro elétrico, geladeira, freezer e ventilador são alguns dos grandes gastadores de energia. Então, se você vai comprar agora algum desses eletrodomésticos, preste atenção no Programa Brasileiro de Etiquetagem. Ele classifica os aparelhos pela eficiência energética por meio de uma etiqueta colada no produto.

Aqueles com a letra A são mais eficientes. Ou seja, menor impacto ambiental, menos energia gasta e mais economia para o seu bolso. Daí, pra baixo... B, C, D... a eficiência diminui.

Se a compra é de ventilador e ar-condicionado, é bom saber que quanto menor o ambiente, menos potente ele precisa ser. Como explica a pesquisadora do programa de energia do Idec, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Priscila Arruda.

No caso dos ventiladores, a especialista alerta para o uso no dia a dia.

Com o ar-condicionado, é preciso limpar com regularidade o filtro do aparelho. E na hora de ligar, não adianta colocar no mínimo.

Se as portas e janelas do ambiente ficarem sendo abertas, o aparelho também não vai conseguir manter a temperatura baixa.

No caso dos chuveiros, a dica é colocar a chave de resistência no modo verão. Mas, a economia não é tanta. Se for do seu perfil tomar banho com o chuveiro desligado, a economia é maior.

E no caso de geladeiras e freezers, verificar se a borracha da porta está vedando bem o aparelho. Se não estiver, precisa ser trocada.

Importante também ler os manuais de instrução. Verificar, por exemplo, as distâncias mínimas dos aparelhos em relação às paredes. Tudo isso pode ajudar a consumir menos energia.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/2023-09/tempo-quente-impacta-nos-gastos-com-energia-eletrica

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet