O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Poder da natureza

No Ceará, duna derruba mura e deixa condomínio aberto

Publicado em: terça-feira, 24 de março de 2015

Duna avança, derruba muro e invade condomínio em Caucaia, no Ceará

A duna derrubou o muro e o condomínio ficou aberto.Técnicos da Prefeitura de Caucaia devem visitar o local.
 
Uma duna invadiu, na tarde deste domingo (22), um condomínio na Praia do Icaraí, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Técnicos da Prefeitura de Caucaia devem visitar o local nesta segunda-feira (23). Os moradores estão assustados. Com o muro derrubado, o condomínio ficou aberto. Mas, as famílias já temiam que isso acontecesse.
 
Segundo os moradores, há anos assistiam a duna se aproximar e fizeram vários pedidos de ajuda à prefeitura para conter a duna. A Prefeitura de Caucaia informou que o local é uma área de preservação ambiental e que pertence à União. Mas tomará as providências cabíveis ao município, um laudo será feito por técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia.
 

Estado de emergência

Há um ano a prefeitura municipal decretou estado de emergência por causa do avanço do mar no Icaraí. Na ocasião, o vice-prefeito do município, Paulo Guerra, afirmou ao G1 que o pedido foi encaminhado para o Ministério da Integração Nacional.
 
Após a homologação o município colocou em prática as ações emergenciais para amenizar a situação do avanço da mar na Praia do Icaraí, como as paredes de concreto.
 

Mar invade Avenida Litorânea

 
O avanço do mar na praia do Icaraí preocupa moradores e empresários. Após destruir barracas e uma das faixas da Avenida Litorânea, as ondas agora atingem áreas residenciais da orla.
 
“Antes você tinha um espaço para andar. Essa erosão não era tão grande, realmente foi devastador. O mar já está bem perto dos condomínios”, afirmou o representante dos síndicos do Icaraí,  Alisson Paulineli.
 
Aos poucos a Avenida Litorânea no Icaraí começa a sumir. Primeiro foram as barracas que foram engolidas pelo mar.  Roseli Braz é uma das poucas que continuam trabalhando no local. “Não temos estrutura para nada. Não temos mais condições físicas de atender os nossos clientes de maneira segura. A  praia está totalmente abandonada”, relata a comerciante Eliane Costa.
 
A fúria do mar destruiu parte da avenida e um lado da pista desapareceu.  Entre  2010 e 2012, a  Prefeitura de Caucaia trabalhou na construção de um muro de contenção com blocos de concreto e pedras. A estrutura  montada em 1.420 metros na orla não resistiu e cedeu.

Fonte: http://g1.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...