Poder no condomínio

Síndico representa poderes que a assembleia lhe dá

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Quem manda em um condomínio?

Erroneamente muitos pensam que o síndico é quem manda no condomínio, sendo que a autoridade máxima fica a cargo da assembleia geral de condôminos.

O Síndico é o administrador e tem que cumprir e fazer com que cumpram as decisões dos moradores em assembleia geral, prevalecendo o exercício democrático. Portanto, se você não participa não critique!

É importante que todos participem, contudo, vão aqui algumas dicas para o sucesso da assembléia de seu condomínio: É excelente que o síndico realize uma pesquisa prévia com os moradores para descobrir os itens que deverão ser incluídos na pauta e dessa forma angariar maior participação de todos.

Em segundo, ler atentamente a Convenção do Condomínio e seguir assiduamente todas as obrigações para emissão do edital, prazo, anuncio em imprensa, carta protocolada a todos os moradores, enfim, resguardar-se de que todas as exigências estão sendo cumpridas.

Em terceiro, estar muito bem preparado, junto com seu conselho e fundamentalmente, ter uma boa empresa de auxílio, as empresas especializadas em condomínios, popularmente conhecidas como as “administradoras”, que possam dar sustentabilidade e segurança como ferramentas de trabalho para que o síndico alcance o sucesso na gestão do seu condomínio.

O mais complicado nesse processo é o morador aprender a ser voto vencido, um dos grandes obstáculos do exercício democrático, diga-se de passagem, um paradigma cultural a ser vencido.

Tem uma história que costumamos contar muito nas palestras que realizamos, que fala do “emergente”. Quando uma pessoa cresce muito rápido no dinheiro, isso não significa que culturalmente esta bem preparada para enfrentar todos os ambientes da sociedade onde sua nova condição social pode promover. Um dos exemplos são os restaurantes: a pessoa logo começa a freqüentar lugares gastronômicos extremamente caros, mas nem sempre sabe lidar com os talheres. Isso acontece em alguns casos nos condomínios, o cidadão compra um imóvel em um condomínio de luxo, de médio a alto padrão, mas será que ele sabe se portar na assembleia de seu condomínio?

Saber em que momento ele deve dar a sua opinião, respeitar o presidente de mesa, ceder à palavra e solicitar quando houver necessidade? Viver em condomínio é uma tendência da sociedade moderna, ouso dizer que como se fosse um via de mão única, sem volta, e estou convicto de que é a maneira mais segura, confortável e barata de se viver bem! Nos condomínios existem regras, e uma vez discutidas, aprovadas e cumpridas, a harmonia prevalece. Que você seja muito feliz em seu condomínio!

Marcelo Duarte – Empresário há mais de vinte anos na administração de condomínios, palestrante e escritor, fundador da Sigecon Condomínios.