Primeiros socorros
MG: Porteiro salva bebê engasgado em condomínio
Porteiro de prédio salva vida de bebê que se engasgou após amamentação; VÍDEO
Segundo mãe da criança, a pequena Antonella, que completou um mês de vida nesta terça-feira (19), havia sido amamentada e estava deitada ao lado do irmão gêmeo quando começou a tossir e se engasgar.
Uma bebê recém-nascida foi salva após se engasgar na manhã de sábado (16), em Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais. Ela foi socorrida pelo porteiro do prédio onde a família mora, no bairro Morro Vermelho.
Segundo a mãe, Priscila Késia Santos, de 32 anos, a pequena Antonella, que completou um mês de vida nesta terça-feira (19), havia sido amamentada e estava deitada ao lado do irmão gêmeo, Davi, quando começou a tossir e se engasgar.
“Cheguei a fazer a manobra e consegui tirar uma secreção branca, mas ela não parava de babar e estava ficando vermelha. Fiquei desesperada”, contou a mãe.
Primeiro, Priscila buscou a ajuda de vizinhos, mas sem sucesso. Ela, então, correu até a portaria do prédio, onde encontrou o porteiro Brian Marques de Araújo, de 28 anos, e outras duas moradoras.
“Ela chegou desesperada pedindo para ligar para a emergência. Quando peguei a bebê, ela já estava com a boca roxa e espumando. Fiz a manobra de desengasgo e, na primeira tentativa, saiu um líquido, mas parecia que ela ainda estava engasgada. Continuei até sentir que ela apertou meu dedo e perceber que estava respirando”, relatou Brian.
A menina foi levada pelos pais até a maternidade, para receber atendimento médico e, após avaliação, foi liberada. Mais tarde, segundo Priscila, Antonella já estava sorrindo
Priscila afirmou que recebeu recentemente orientações médicas sobre como agir em caso de engasgo em recém-nascidos.
Brian, que também é pai de um bebê, o Ravi, de um mês, aprendeu a manobra em um curso que fez junto com a companheira pouco antes do filho nascer.
“Sempre tive medo de que acontecesse com meu filho, e acabou acontecendo no serviço”, afirmou.
Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2025/08/19/porteiro-de-predio-salva-vida-de-bebe-que-se-engasgou-apos-amamentacao-video.ghtml