Evacuação às pressas

GO: Prédio é impactado por desmoronamento parcial de rua

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024
Prédio ficou à beira de um "precipício" após desmoronamento de rua
Incorporadora tenta identificar causas do desmoronamento
Divulgação/ Corpo de Bombeiros

Parte de rua desaba, e moradores de prédio são levados para hotel em Goiânia

Bombeiros informaram que não houve vítimas no local. Via foi interditada pela Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Mobilidade.

Parte de uma rua que fica ao lado de uma obra desabou em Goiânia. Segundo o Corpo de Bombeiros, moradores de um prédio vizinho, que foi impactado pelo desabamento, foram retirados do local e levados para um hotel. A Defesa Civil explicou que assim que foi constatado a possibilidade de risco, a via foi interditada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) (veja nota completa ao final da reportagem). Bombeiros informaram que não houve vítimas.

"Foi feita a evacuação do prédio de forma preventiva e acionado os responsáveis pela obra, que se comprometeram a pagar hotel para os moradores até serem feitos os estudos técnicos e as intervenções necessárias para garantir a segurança de todos", explicou a Defesa Civil.

O desabamento aconteceu na rua 1128, no Setor Marista. Ao g1, a Opus Incorporadora, responsável pela obra ao lado da via que desabou, informou que está investigando o incidente. Além disso, explicou que as equipes técnicas da empresa tentam determinar as causas e reparar todos os danos (veja a nota completa ao fim da reportagem).

"A prioridade da empresa foi visitar todas as construções vizinhas, onde não foram identificados riscos para os moradores. No entanto, por precaução, providenciamos a retirada de algumas famílias, as quais foram acomodadas em hotéis".

Os moradores do prédio que foi evacuado contaram que ouviram um alto barulho durante a madrugada e que, ao olharem pela janela, viram que parte da rua havia desabado. Em seguida, acionaram os órgãos responsáveis. Eles ainda relataram que, desde o início da obra no local, diversas rachaduras apareceram na construção.

Nota da Opus na íntegra:

"A respeito dos eventos ocorridos na obra da rua 1128, a Opus Incorporadora informa que está investigando o incidente. Neste primeiro momento, a prioridade da empresa foi visitar todas as construções vizinhas, onde não foram identificados riscos para os moradores. No entanto, por precaução, providenciamos a retirada de algumas famílias, as quais foram acomodadas em hotéis. As equipes técnicas da Opus seguem avaliando o ocorrido para determinar as causas e reparar todos os danos o mais rápido possível."

Nota da Defesa Civil na íntegra:

"A Defesa Civil foi acionada por volta das 3h15 da madrugada desta segunda-feira (15/01) após parte do asfalto da Rua 1128, no setor Setor Marista, ceder. O local fica em frente à obra de construção de um prédio residencial.

Os agentes constataram a possibilidade de risco na estrutura de um prédio próximo à obra e realizaram a evacuação dos moradores. A construtora responsável pela edificação se comprometeu a pagar pelo hotel até que os estudos necessários sejam realizados para garantir a segurança da estrutura do prédio vizinho.

A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) interditaram a via e controlam o trânsito no local."

Fonte: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2024/01/15/parte-de-rua-desaba-e-moradores-sao-levados-para-hotel-em-goiania.ghtml