O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Prestação de contas

Síndico deve fazê-la uma vez ao ano, obrigatoriamente

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Contabilidade para condomínio: como fazer?

De acordo com o Código Civil o síndico deve anualmente apresentar e justificar todas as movimentações financeiras do condomínio.

A prestação de contas nada mais é do que organizar e comprovar entradas e saídas financeiras do condomínio. 

A contabilidade em condomínio é um assunto que deixa muitos síndicos com medo. Isso porque a maioria não sabe nem mesmo por onde começar a fazer este processo. Então, vamos começar do começo.

A contabilidade do condomínio é sim obrigatória, ao contrário do que muitos pensam. O que isso quer dizer? Que o síndico precisa prestar contas para os condôminos. De acordo com o Código Civil o síndico deve anualmente apresentar e justificar todas as movimentações financeiras do condomínio. Ou seja, mostrar o balancete de contas (ou pelo menos deixar disponível) para os moradores. A prestação de contas nada mais é do que organizar e comprovar entradas e saídas financeiras do condomínio.

Esta tarefa parece difícil. Contudo, basta organização e dedicação para realizar este processo. Não é obrigatório a contratação de um contador para isto. O síndico mesmo pode fazer a contabilidade do condomínio.

Para fazer a contabilidade do condomínio você precisa reunir, antes de tudo, alguns documentos, como: relatório de receita, relatório de orçamento, relatório de despesas, relatório de inadimplentes e o balancete mensal. Para este último, sugerimos que você utilize uma planilha de prestação de contas para acompanhar os gastos mês a mês, bem como o saldo mensal do condomínio. O que lhe auxiliará na tomada de decisão de novos investimentos. Além, claro, de manter tudo organizado facilitando a criação da apresentação de prestação de contas anual, que é obrigatória como já mencionamos.

Resumidamente, o processo de contabilidade para condomínio consta em:

  1.  Separar em uma pasta todas as despesas do condomínio;
  2. Ter uma pasta com todos os comprovantes de receitas do condomínio;
  3. Atualizar mensalmente a planilha com todas as receitas e despesas do condomínio;
  4. Deixar os documentos e planilha de fluxo de caixa acessíveis para todos os moradores.

Resumindo, o segredo do processo de contabilidade do condomínio é organização ! Tenha todos os documentos ordenados, assim quando um morador lhe questionar alguma conta, você logo saberá onde encontrar e sobre o que se trata.

Fonte: www.segs.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...