Risco de desabamento

PE: Polícia desocupa residencial onde 200 famílias viviam

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Condomínio residencial com 200 pessoas e interditado por risco de desabar é desocupado

Operação conta com 350 policiais. Localizado em Jaboatão dos Guararapes, Condomínio Vila do Mar foi ocupado em 24 de julho, mas está interditado pela Defesa Civil desde 2016.

Equipes da Polícia Militar (PM) e da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, desocupam, na manhã desta terça (5), um residencial com risco de desabamento localizado no bairro de Piedade. Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), cerca de 200 famílias moram no Condomínio Vila do Mar, que está interditado desde 2016.

Imagens recebidas no WhatsApp da TV Globo mostram o momento em que equipes do Batalhão de Choque da 6º Batalhão da PM entram no edifício. A equipe da TV Globo também registrou, no pátio do residencial, moradores protestando contra a desocupação.

Os blocos A, B e C do residencial, que fica na Rua Nossa Senhora de Fátima, têm 48 apartamentos. A ocupação, organizada pelo Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho (MLTT), começou em 24 de julho, menos de três semanas após o desabamento de um prédio no Conjunto Beira-Mar, em Paulista, também no Grande Recife, tragédia que deixou 14 mortos e 7 feridos.

De acordo com a SDS, a desocupação é em cumprimento de uma reintegração de posse determinada pela Justiça Federal para que o condomínio seja desocupado imediatamente por causa do risco de desabamento.

"É uma ação muito mais humanitária. Nossa preocupação é com as vidas que estão dentro do edifício, para que elas saiam ilesas e vão para moradias determinadas pela prefeitura. Nós entramos no prédio de forma muito tranquila, com essa orientação de que elas devem sair para que não causem danos maiores em suas vidas", disse o tenente coronel Washington Souza, comandante do Batalhão de Choque.

Ao todo, cerca de 350 policiais militares participam da operação, junto com a Companhia Independente de Policiamento com Motocicletas (CIPMoto), a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, oficiais de Justiça e a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. O g1 tenta contato com o MLTT.

O que diz a prefeitura

A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes afirmou que:

• "A desocupação do Condomínio Vila do Mar se dá por ordem judicial em ação movida pela empresa seguradora dos imóveis";
  • "A ordem de desocupação foi remetida ao governo do estado, que acionou a Polícia Militar que fosse cumprida a reintegração de posse";
  • "Colocou à disposição um abrigo para acolher as famílias";
  • "Enviou uma equipe para o local para prestar apoio logístico e fazer um cadastro social para identificar quais famílias são do município e se estão enquadradas nos critérios estabelecidos por lei para que sejam beneficiadas em programas habitacionais do governo do estado e do governo federal".

Ocupação

Na época da ocupação do edifício, o MLTT disse que as famílias que ocuparam o residencial saíram de bairros de grande vulnerabilidade social e com problemas de infraestrutura, como Jardim Monte Verde, em Jaboatão, onde 17 pessoas morreram em 2022 vítimas de um deslizamento de barreira.

A SDS disse que convidou o Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho para uma reunião no início de agosto, mas foram informados pelo movimento que as famílias não sairiam pacificamente do local.

Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2023/09/05/condominio-residencial-e-interditado-por-risco-de-desabar-e-desocupado-no-grande-recife.ghtml