Manutenção

SP: Família atingida por cerâmica deve processar condomínio

terça-feira, 28 de novembro de 2023
SP: Família atingida por cerâmica deve processar condomínio

Revestimento de fachada cai de prédio e deixa feridos no litoral de SP

Caso aconteceu em Praia Grande (SP). Uma câmera de monitoramento flagrou o momento.

Parte do revestimento da fachada de um prédio caiu e assustou quem passava pela calçada do edifício em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Imagens de uma câmera de segurança, obtidas pelo g1 nessa segunda-feira (27), mostram o momento em que três pessoas correm para fugir dos estilhaços de cerâmica e uma delas cai no meio da rua.

O acidente aconteceu na Rua Guimarães Rosa, no bairro Ocian. A aposentada Elizeuda Ribeiro de Oliveira, de 61 anos, contou que mora naquela rua. Ela estava indo para casa, com uma prima e o filho dela, quando o trio foi surpreendido com o descolamento da cerâmica do revestimento próximo ao 10º andar do prédio.

Nas imagens obtidas pelo g1, é possível ver que os familiares estavam andando pela calçada quando pedaços do revestimento começaram a cair e eles fugiram para o outro lado da rua. Elizeuda sofreu uma queda quando saiu correndo.

“Me assustei muito com todas aquelas coisas caindo e comecei a correr”, relembrou a mulher. Ela conta que chegou a pensar que o prédio estava caindo. Ela foi amparada pelos parentes e precisou ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Elizeuda teve ferimentos no ombro e o joelho, por conta da queda. “Estou toda machucada”, relatou a moradora. Ela disse ainda que pretende entrar na Justiça contra o condomínio.

A prima dela, Tânia Roseli Gonçalves Braga, de 61 anos, disse que um dos destroços que estavam caindo atingiu a perna dela. No entanto, com a correria para socorrer Elizeuda do chão, ela só foi reparar que tinha se machucado depois.

Tânia ainda quebrou os óculos, que foi pisado no meio da confusão, já que outras pessoas ajudaram no socorro. “Não senti na hora, depois que eu vi que estava escorrendo sangue da minha perna, onde cortou dos estilhaços que caíram. Foi muito estilhaço”, afirmou. Ela disse ainda que foi um momento de “terror” e que nenhuma pessoa do prédio se solidarizou.

Construtora

A construtora Rio D’Ouro informou que houve um descolamento da cerâmica na fachada, mas os destroços caíram “dentro do próprio prédio”.

Ainda segundo a empresa, um trio passava pela calçada no momento e correu ao se assustar com o barulho. “Uma das pessoas na hora que foi correr para o meio da rua acabou tropeçando e caiu”, disse a empresa, por meio de nota.

Ainda segundo a construtora, foi acionado socorro para a pessoa ferida, além da PM e do Corpo de Bombeiros. Além disso, nenhum dado estrutural foi constatado no prédio. De acordo com a construtora, foi feito um isolamento embaixo de onde caiu a cerâmica “para poder fazer os devidos reparos.

Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada para a ocorrência. "Um agente de fiscalização foi até o local para notificar o responsável a providenciar uma tela de proteção para que revestimentos não caiam sobre a calçada e que seja requerido alvará de obra emergencial”.

Ainda segundo a administração municipal, o local possui Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), vigente até maio de 2025.

Prédio evacuado

A queda de revestimento aconteceu em um prédio próximo ao que foi evacuado no início deste ano, após uma coluna ceder durante uma obra de manutenção. Ambos são da mesma construtora.

Na ocasião, os bombeiros informaram que um 'estouro' [barulho alto] antecedeu os danos observados na coluna, o que causou um 'abalo' na estrutura do prédio.

Nas imagens obtidas pelo g1, é possível ver que a janela de um dos andares 'entortou' por conta do ocorrido. Os moradores foram filmados aguardando na calçada durante o trabalho dos bombeiros.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2023/11/27/revestimento-de-fachada-cai-de-predio-e-deixa-feridos-no-litoral-de-sp-video.ghtml