Coluna: De Olho no Mercado

Seguro Reserve

Ideia é preservar o condomínio da inadimplência

02/12/15 03:59 - Atualizado há 8 anos

Sabemos que a inadimplência é um dos maiores problemas dos condomínios. Em épocas de crise econômica, como é o nosso cenário atual, o esperado, e o que já se tem observado em diversas grandes capitais do país, é que o percentual de inadimplentes aumente nos próximos meses.

Deixar de pagar a taxa em dia é ruim para o condômino, mas é ainda pior para o condomínio como um todo. Quando muitos deixam de ser pontuais com suas obrigações, o condomínio é obrigado a aumentar a cota mensal, onerando mais ainda aqueles que estão em dia com suas responsabilidades.

Mas dever condomínio nem sempre é resultado de má vontade. O condômino em questão pode ter pedido o emprego, ter sofrido um acidente grave ou até ter falecido, deixando assim uma nuvem sobre quem é o responsável por pagar a cota condominial.

Para ajudar a solucionar esse tipo de contratempo, a administradora Auxiliadora Predial, em parceria com a seguradora Yasuda Marítima, lançou para os seus clientes o Seguro Reserve.

“Com esse cenário econômico atual, o medo dos condomínios é que haja um boom de desemprego e, com ele, de inadimplência nos empreendimentos. Esse produto visa oferecer uma tranquilidade a mais para os condomínios, em uma época tão turbulenta como essa”, explica Julio Herold, gerente de condomínios da empresa.

Como funciona

O seguro cobre até três meses de condomínio, num valor máximo de R$ 3 mil mensais. O custo do mesmo é de R$ 14,90 por mês, e a cobrança vem em um boleto separado do de cobrança do condomínio, uma vez que o mesmo não é obrigatório.

Os condôminos recebem um boleto de oferta, de adesão opcional, como o detalhamento do produto. Assim, após a contratação, o mesmo será cobrado mensalmente em seus próximos boletos condominiais.

O serviço será oferecido inicialmente para os 18 mil condôminos atendidos pela empresa em São Paulo, e até o primeiro semestre de 2016 será estendido para os clientes do Rio Grande do Sul.

A partir do primeiro mês de pagamento o condômino já está segurado contra as seguintes situações:

• Demissão: o segurado deve trabalhar há um ano na empresa, com carteira assinada, e não pode ter sido desligado por justa causa.  Ao comprovar sua demissão por meio de homologação, a seguradora cobrirá as três cotas condomínios subsequentes.
  • Perda de clientes ou acidentes: essa opção é para profissionais liberais que percebam um declínio acentuado de suas rendas, seja por um acidente sério ou por falta de clientes. As notas fiscais referentes ao mês corrente e a períodos anteriores é uma forma de comprovar, para a seguradora, que o cliente está apto a receber o seguro.
  • Morte: caso o condômino morra, o imóvel fica com três meses de condomínio quitado, até o valor máximo de R$ 3 mil por mês. Vale apontar que não há limite de idade para a contratação desta apólice.

Importante salientar que o dinheiro do seguro, caso ocorra um sinistro, não passa pelas mãos do condômino. A seguradora efetua o pagamento diretamente à Auxiliadora Predial, que deve enviar o comprovante ao condômino.

Pré-requisitos

Para contratar o seguro, o condômino deve ser cliente da administradora em questão. Todos receberão material informativo sobre o seguro reserve.

O morador poderá usar, em um ano, o seguro uma vez, para três taxas condominiais cujo valor total não ultrapasse R$ 9 mil. Em caso de cotas mensais acima desse valor, o segurado deve, ele mesmo, inteirar o restante da cota.

A partir do primeiro boleto pago, o condômino em questão já está protegido contra as situações listadas acima.

“Queremos, com esse produto, mostrar que a crise é também um momento de oportunidades para inovar e oferecer mais segurança aos nossos clientes”, finalizou Julio Herald.

Nota: a coluna De olho do mercado” se refere a informes publicitários.
Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva
aquiIsso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.