Sem "gorduras"

Conheça os dez mandamentos para manter a taxa condominial enxuta

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

10 ‘mandamentos’ que ajudam a enxugar o valor do condomínio

Atenção com as horas extras e avaliações anuais do quadro de funcionários são algumas da lista de dicas elaborada

Em tempos de crise econômica, desemprego, inflação e orçamento mais curto, a Lello, empresa de administração de condomínios no Estado de São Paulo, listou 10 dicas para que os síndicos dos condomínios paulistanos possam enxugar o valor da cota de condomínio paga mensalmente pelos moradores.

1 - Fique de olho nas horas extras.

Em excesso, elas encarecem o condomínio. É importante avaliar o quadro de pessoal, comparando se vale a pena manter equipe própria ou terceirizada.

“A folha de pagamentos e encargos deve representar entre 40% e 50% das despesas de condomínio. Se estiver acima disso, precisa ver onde está o desperdício e cortar”, diz Angélica Arbex, gerente de Relacionamento com o cliente da Lello Condomínios.

2- Retenha os talentos em seu quadro funcional.

Contratar é mais caro e improdutivo que aperfeiçoar a equipe. Evitar a rotatividade de funcionários ajuda a reduzir gastos com rescisões e até mesmo com ações trabalhistas.

3- Faça avaliações anuais do quadro de funcionários e das escalas de trabalho. Essa revisão pode encontrar gorduras e ajudar a racionalizar a despesa com pessoal.

4- Avalie possíveis desperdícios de energia elétrica. A instalação de minuterias e sensores nas áreas comuns, bem como a adequada programação dos elevadores, ajuda na economia.

5- Crie a cultura de economia de água: a cidade agradece e a conta de seu condomínio diminui.

6- Realize manutenções preventivas periódicas. Elas são muito mais baratas que obras emergenciais.

7- Construa com a sua administradora um planejamento financeiro profissional, descartando a necessidade de emissão de cotas extras para dissídio, décimo terceiro etc.

8- Adote uma postura pró-ativa de combate à inadimplência. A  inadimplência crônica compromete o fluxo de caixa do condomínio e aumenta o valor da cota. “É importante estimular acordos amigáveis mas também adotar medidas mais enérgicas, como o protesto de boletos em aberto por mais de 90 dias, mediante aprovação em assembleia”, diz a gerente da Lello.

9- Exerça uma gestão responsável: assim como no orçamento de uma empresa, o condomínio não pode gastar mais do que arrecada.

10- Estimule em seu condomínio uma gestão participativa. Os condôminos fazendo parte do dia a dia da gestão podem sugerir ideias interessantes e alternativas inteligentes para a gestão do orçamento do condomínio.

“O condômino deve se interessar pela administração do condomínio, acompanhando os gastos e propondo alternativas que otimizem a administração para a redução das despesas”, conclui Angélica.

Fonte: http://www.diariodolitoral.com.br/