'Gato' de energia

DF: Síndica é acusada de ligar fiação de prédio ao trailer de amiga

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Moradores de prédio em Águas Claras acusam síndica de fazer 'gato' de energia, no DF

Fiação elétrica do edifício está ligada a trailer de alimentação instalado na praça em frente ao condomínio. G1 tenta contato com mulher responsável pelo prédio.

Moradores de um condomínio em Águas Claras, no Distrito Federal, acusam a síndica de fazer uma ligação clandestina de energia. Eles afirmam que, há duas semanas, um fio de energia do prédio está ligado a um trailer que vende lanches na praça em frente ao condomínio.

De acordo com os moradores, o trailer é de uma mulher que também mora no prédio e que é amiga da síndica. Eles reclamam que não foram avisados sobre o fornecimento de energia ao trailer, e que também estão preocupados porque o fio está no meio da rua.

Os condôminos fizeram solicitações e reclamações por e-mail à síndica, mas nada foi feito. O g1 tentou contato com a responsável pelo edifício, mas não obteve resposta. Moradores também acionaram o DF Legal. O órgão afirma que esteve no local para notificar e interditar o trailer.

Preocupação

Uma moradora do prédio, que não quis se identificar, se assustou quando foi passear com o cachorro e quase pisou em uma poça d'água com o fio dentro. Ela contou que chegou a ouvir o barulho do curto circuito do fio com a água da poça e, por pouco, conseguiu desviar e evitar que o cachorrinho pisasse na água também.

"A gente tem tido alguns casos de comerciantes que puxam a gambiarra de dentro das lojas para o outro lado da rua, e esses fios passam no asfalto, onde os carros passam por cima. Quando chove o risco é muito maior", diz a moradora.

De acordo com o gerente da Neoenergia, Luiz Paulo Marinho, além de proibidas, essas ligações clandestinas representam riscos.

"'Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento de energia para todos", afirma Marinho.

Fonte: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/04/13/moradores-de-predio-em-aguas-claras-acusam-sindica-de-fazer-gato-de-energia-no-df.ghtml