Animais no condomínio

SP: Síndico é esfaqueado por multar morador que não recolhia fezes

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Síndico aplica multa por causa de cocô de cachorro e leva facada; veja

Vítima foi ferida no peito durante reunião do conselho de condomínio; autor da facada está solto e não teve prisão solicitada pela polícia

O síndico Rodrigo Moreira, de 30 anos, foi ferido com uma facada no peito após aplicar duas multas contra Reginaldo Esperança, de 47 anos, acusado de não recolher as fezes de seu cachorro em passeios pelo condomínio. A tentativa de homicídio ocorreu no último dia 7 na cidade de Pedreira, no interior de São Paulo.

A chegada de Reginaldo sem capacete, em uma moto, e sua fuga, após esfaquear a vítima, foram registradas por uma câmera de monitoramento (assista abaixo).

Durante o período em que está fora do raio de captação da câmera, Reginaldo interrompeu uma reunião entre Rodrigo e outros conselheiros do empreendimento.

Ele estava aparentemente embriagado. Depois, antes de se retirar, sem falar nada, me deu um golpe no peito. Eu só percebi que tinha sido uma facada quando vi o sangue manchar minha roupa”, relatou a vítima ao Metrópoles, na tarde de sexta-feira (15/2).

O síndico, que também é empresário, foi levado por testemunhas do crime até o hospital. Ele recebeu alta dois dias depois, quando registrou o caso na delegacia da cidade.

O Metrópoles apurou que Reginaldo Esperança conta com passagens criminais anteriores por homicídio, roubo e dano ao patrimônio público.

Sem prisão

Apesar de a tentativa de homicídio ter sido testemunhada e das provas em vídeo, o síndico afirmou que a prisão do autor da facada não foi solicitada pela polícia. Até a publicação desta reportagem, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) não havia enviado nenhum esclarecimento.

A vítima acrescentou que, após o crime, Reginaldo sumiu do condomínio, onde reside com a esposa. Porém, como está solto, sem pedido de prisão, ele estaria ameaçando o síndico e outros integrantes do conselho de empreendimento.

“Ele manda ameaças, por terceiros. Me falaram que ele pretende terminar comigo o que começou. Temo pela segurança de minha família, que está com medo de sair na rua por causa disso”, afirmou a vítima.

O síndico precisa ficar 90 dias ainda em repouso, por causa da facada que levou no peito. Ele acrescentou que só ficará tranquilo quando souber que o criminoso foi preso, para responder pelo crime que cometeu.

“Eu tentei dialogar por três meses com ele para recolher as fezes do cachorrinho, sou do tipo de pessoa que conversa. Mas como não adiantou, apliquei uma multa e, como ele reincidiu, apliquei outra”.

No total, o acusado deve R$ 480 pela infração no condomínio, que teria sido o motivo para ele tentar matar o síndico.

Fonte: https://www.metropoles.com/sao-paulo/sindico-aplica-multa-por-causa-de-coco-de-cachorro-e-leva-facada-veja