Convivência

Violência doméstica

SP: Deputado é alvo de ação do MP por agredir mulher em apartamento

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

[Atualização] Vídeo: deputado Da Cunha destrói objetos da mulher após agressão

Deputado federal Delegado Da Cunha foi acusado pelo MPSP de lesão corporal por violência doméstica, ameaça e dano à sua mulher

A Justiça paulista recebeu vídeos que mostram o deputado federal Delegado Da Cunha (PP-SP) destruindo roupas, calçados e utensílios da esposa na noite em que ele teria a agredido no apartamento do casal em Santos, no litoral paulista.

A nutricionista Betina Raísa Grusiecki Marques, de 28 anos, que vivia há três anos com Da Cunha, o acusa de espancá-la e de bater a cabeça dela na parede até desmaiar. Após as agressões, o parlamentar juntou os objetos da mulher, jogou água sanitária e os descartou em uma sacola de lixo.

As imagens da ação (veja acima) foram obtidas, com exclusividade, pelo Metrópoles. Além dos vídeos, a acusação também incluiu nos autos fotos dos pertences de Betina deteriorados.

Esse é o motivo pelo qual Da Cunha também foi denunciado por crime de dano qualificado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP). O parlamentar responde, ainda, por lesão corporal decorrente da violência doméstica e ameaça.

“Destruiu para ridicularizar”

Na denúncia, o promotor Rogério Pereira da Luz Ferreira, da Promotoria de Justiça de Santos, afirma que Da Cunha “destruiu, deteriorou e danificou os óculos, roupas e calçados da sua companheira”, com “emprego de violência e grave ameaça”.

“Logo após a agressão e a ameaça, ainda tendo a vítima sob sua mercê, intimidada e impossibilitada de resistir, o denunciado destruiu os óculos de sol da vítima. A seguir, ele jogou água sanitária (cloro) sobre roupas e calçados da ofendida”, registrou. Ainda segundo o promotor, os objetos ficaram “impróprios para uso”.

“Ele assim agiu para ridicularizar e menosprezar a vítima, desdenhando de seus pertences pessoais. Ele buscou humilhar a vítima fazendo isso na presença dela”, diz a acusação.

Ao prestar depoimento, o Delegado Da Cunha negou as agressões e afirmou que, “para evitar novos conflitos”, decidiu se mudar definitivamente para a cidade de São Paulo.

O deputado federal também admitiu ter danificado objetos da mulher e declarou que estaria “disposto a ressarcir eventuais danos materiais causados, com relação a artigos de vestuário de Betina”.

Fonte: https://www.metropoles.com/sao-paulo/video-deputado-da-cunha-destroi-objetos-da-mulher-apos-agressao