O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Segurança

Tela de proteção

Produto promete eletrificar garagem e evitar invasões a condomínios

Publicado em: quarta-feira, 24 de junho de 2015

Tela de Bloqueio: solução inédita para assaltos a condomínios e residências

Cerca de 15 homens armados invadiram um prédio no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, no dia 18 de maio passado. Conforme o boletim feito pela Brigada Militar (BM), eles entraram em sete apartamentos e roubaram dinheiro e joias das famílias. Segundo a BM, eles entraram no prédio pela garagem. 
 
Esse foi apenas um dos milhares de casos semelhantes de assaltos a condomínios verticais, que mesmo investindo muito em câmeras e alarmes acabam mantendo alguns pontos vulneráveis.
 
O problema acontece de norte a sul do país. Um levantamento do Sindicato da Habitação (Secovi) mostra que desde o começo do ano já foram registrados 19 assaltos a condomínios em São Paulo. A garagem foi o ponto fraco da segurança na maioria desses locais, que mesmo dotada de clausuras, acaba vulnerável pelo incorreto procedimento dos funcionários e/ou moradores.
 
Buscando solucionar uma necessidade de sua própria família, também vítima de roubos em condomínios, Tarcisio Caddah Melo, Engenheiro de Segurança do Trabalho, criou um equipamento inédito: a Tela de Bloqueio, uma barreira flexível (lembra uma cortina).
 
A tela é formada por uma estrutura com hastes de polímeros flexíveis, dotadas de um material condutor de corrente elétrica. A corrente empregada é idêntica à das cercas eletrificadas, ou seja, não letais. O carro passa por essa tela, que volta à sua posição inicial imediatamente, inviabilizando uma possível intrusão.
 
Caso ocorra a tentativa de intrusão, haverá uma descarga elétrica desconfortável, mas não letal, retardando a ação do intrusor. Esse é justamente o intervalo de tempo necessário para o fechamento de um possível segundo portão ou para a reação dos funcionários de segurança do condomínio, alertados pelo próprio equipamento que também aciona uma sirene e alarmes. 
 
Os ocupantes do carro ficam seguros, pois toda a descarga elétrica fica no exterior (Gaiola de Faraday). Caso animais tentem atravessar a tela, receberão a descarga, mas em quantidade mínima, não causando maiores danos.
 
E por mais difícil de acreditar, as hastes não arranham o carro, pois além de flexíveis, são revestidas para não oferecerem nenhum atrito aos automóveis.
 
Para evitar que crianças e idosos acabem se machucando, a aplicação da solução é indicada em acessos exclusivos para automóveis e usada junto a portões convencionais.
 
O vídeo com o lançamento da solução foi postado ontem, pelo especialista Marcos do Val, no Facebook, e em menos de 24 horas já obteve mais de 3 milhões de visualizações.
 
Pode ser conferido em 

Fonte: http://noticias.r7.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...