O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Uso da sacada

Ao envidraçar o ambiente há melhor aproveitamento do espaço interno

Publicado em: quarta-feira, 13 de março de 2013

 Vidros otimizam espaço da sacada 

Envidraçar a sacada é uma ótima opção para aproveitar o espaço nos dias mais frios e também para proteger a casa da poeira e do barulho externo. A área que tem sido cada vez mais utilizada como uma extensão da sala pode se tornar mais funcional, além de impedir a entrada de sujeira em locais onde venta muito.
 
A arquiteta Layane Nunes lembra que para solicitar o serviço em condomínios verticais é preciso conhecer o estatuto do prédio e saber se é possível fazer o investimento.
 
"Há condomínios que proíbem o serviço para não prejudicar o padrão estético da construção", diz.
 
Ela conta que, no prédio onde reside, os moradores decidiram em reunião que poderiam envidraçar a sacada, desde que o trabalho fosse feito com o vidro da mesma cor e do mesmo material. "Como na região onde moro existem muitos prédios em construção, a poeira e o barulho são transtornos para muitos. Por isso, vários moradores resolveram fechar o espaço".
 
De acordo com Marcelo Hemógenes de Oliveira, proprietário de uma vidraçaria em Maringá, o vidro está disponível nas cores verde, fumê e azulado, além da incolor. "Muitas pessoas também optam pelo vidro com película 3M, que pode ser espelhado", afirma.
 

Divulgação

 
Vidros trazem conforto ao ambiente e mantém a luminosidade natural
Segundo a arquiteta, este material protege o interior da residência ou do apartamento contra os efeitos dos raios ultravioletas e também proporciona um ganho térmico, impedindo que o espaço esquente muito.
 
A arquiteta Layane Nunes também optou por fechar a sacada do próprio apartamento e diz que o material escolhido foi o screen glass, que permite a abertura total do ambiente.
 
"Com uma estrutura de trilhos e roldanas, o screen glass permite que os vidros deslizem até o canto e girem em um ângulo de 90° . Assim, é possível a abertura total do ambiente, ampliando espaços, aumentando a ventilação e a luminosidade, além de facilitar a limpeza", explica a arquiteta.
 
O sistema possui uma vedação especial que reduz ruídos e poluição. Os vidros também possuem uma trava de segurança, para impedir acidentes com crianças.
 
"A opção de envidraçar a sacada é interessante principalmente quando há necessidade de impedir a entrada de sujeira e diminuir os ruídos. No prédio onde moro, a maioria dos moradores optou essa proposta. A decisão inicial era fechar apenas a sacada da sala, mas posteriormente os condôminos optaram por fazer o serviço nas sacadas dos quartos também", comenta a arquiteta.
 
 

Dicas

 
Antes de dar início à obra é imprescindível consultar a legislação do condomínio para saber se o fechamento da varanda é permitido e quais são as especificações do material que poderá ser usado para que se mantenha o mesmo padrão estético.
Para diminuir o custo do serviço, é possível fazer um acordo com todos os moradores do prédio e diluir o valor no condomínio, além de ganho do poder de barganha para negociar o valor com o fornecedor.
A escolha do tipo de vidro é uma das etapas mais importantes, ainda que seja um material praticamente padronizado no envidraçamento de varandas. Os incolores e transparentes são ideais, pois permitem plena visibilidade.
A sacada, depois de fechada, pode ser uma extensão da sala, um ambiente gourmet ou quem sabe um local para ginástica. Há diferentes possibilidades de uso.
É possível apostar na integração total, nivelar o piso ou apenas dar vida a um espaço novo, pois o vidro permite a colocação de móveis feitos com diferentes materiais.
Realizar manutenção periódica também é fundamental. Use um pano limpo e água. Essa combinação basta para deixar tudo limpinho e valorizar a sua casa.
O envidraçamento de sacadas proporciona um ambiente iluminado da forma mais natural possível, sem que haja perda de sua eficiência e nem do conforto proporcionado, aumentando a segurança dos moradores.
É importante procurar profissionais especializados.
 

Serviço

Veja aqui empresas especializadas em envidraçamento de sacadas (SP) 

Fonte: http://www.odiario.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...