Ventania em Chapecó

Parede de prédio desaba e fere uma pessoa

sexta-feira, 24 de março de 2023

Após vento, parede de prédio desaba, atinge casa e deixa homem ferido em SC

'Tive cortes na cabeça. É a segunda data de nascimento', diz Denis que foi atingido na segunda-feira. Construção foi embargada e empresa precisará atestar segurança do empreendimento.

Um homem de 32 anos ficou ferido após a parede de um prédio em construção desabar em cima do telhado da casa dele na segunda-feira (28) em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A residência foi interditada e o prédio, embargado pela Defesa Civil do município.

O caso ocorreu por volta das 5h no bairro Passo dos Fortes durante rajadas de vento. A parede lateral do prédio não resistiu e caiu sobre o telhado da casa que fica ao lado da obra. O analista Denis Barcelos, que mora há três meses em Chapecó, estava no sofá.

"Acordei por volta de 4h30, escovei os dentes, fiz café e sentei no sofá. De repente, com a ventania, comecei a escutar o barulho de umas pedrinhas caindo e veio aquele estrondo. Caiu tudo de uma vez”, detalha.

Ele precisou ser levado pelos bombeiros ao Hospital Regional do Oeste, onde foi medicado e liberado.

"Tive dois cortes na cabeça, escoriações pelo corpo e nas costas também. É a segunda data de nascimento", afirma Denis.

A casa foi interditada ainda na segunda-feira para melhorias que devem ser feitas pela empresa responsável pelo prédio em duas semanas.

"A construtora está me dando todas assistência necessária, queriam pagar um hotel, mas preferi ficar na casa dos meus pais. A casa não é minha, é uma casa alugada", informou Denis.

De acordo com a Prefeitura de Chapecó, a empresa tinha permissão para a obra, mas deverá novamente apresentar um laudo atestando a seguridade da edificação.

Uma perícia também deve ser realizada pela Defesa Civil municipal na área e, por enquanto, não há previsão para liberação da obra, segundo a Prefeitura de Chapecó, que não detalhou o prazo da perícia e se há riscos para outras edificações próximas ao prédio.

O G1 não teve retorno da empresa responsável pelo empreendimento.

Ventos fortes no Oeste

No aeroporto de Chapecó, por exemplo, os ventos atingiram cerca de 70 nós, quase 140 km/h e os aviões precisaram esperar para decolar na manhã de segunda-feira. Outros estragos pontuais também foram registrados na região.

Em Concórdia, a força da chuva e do vento derrubou uma árvore, que atingiu um poste. Quedas de árvores também foram registradas em Maravilha e São Miguel do Oeste. Em São Domingos também teve destelhamento de algumas residências. Em Monte Carlo, mais de 20 residências ficaram destelhadas e e quatro famílias receberam lonas.

Fonte: https://g1.globo.com