Ser síndico
Livro revela os bastidores da função mais pressionada dos condomínios
Liderar, mediar, negociar, acolher, decidir. Essas são apenas algumas das funções que recaem sobre os ombros do síndico — personagem central da vida condominial e protagonista do livro “Viver e Trabalhar em Condomínios – Um guia prático e sensível sobre o ambiente condominial”, do jornalista Roberto Viegas, que será lançado em março pelo selo Actual da Editora Alta Books, mas já está acessível para compras on-line.
A obra mergulha no cotidiano dos síndicos — profissionais ou moradores — e revela os desafios que enfrentam, especialmente na fase de implantação dos empreendimentos. É nesse momento, quando o condomínio ainda está em formação, que o síndico precisa mostrar liderança, técnica e empatia para transformar um conjunto de unidades privativas em uma comunidade funcional e harmoniosa.
"O livro do Roberto Viegas retrata com profundidade o enorme desafio que é a implantação de condomínios. Também inspira e desafia os síndicos e demais envolvidos nessa operação a tornar a adaptação do morador à vida em condomínio uma fase mais leve e saudável para todos", afirmou Julio Paim, fundador do SíndicoNet.
Viegas mostra que os síndicos são muito mais do que responsáveis legais de um condomínio. Eles são os anfitriões da nova casa de milhões de pessoas, com o papel de acolher, orientar e atender bem os condôminos; de garantir o funcionamento da engrenagem condominial e mediar conflitos que surgem entre vizinhos, conselheiros, incorporadoras, construtoras e prestadores de serviço. Tudo isso sob pressão constante — e muitas vezes sem apoio suficiente.
Segundo o Censo SíndicoNet de 2024, 40,1% dos condomínios brasileiros são geridos por síndicos profissionais. Embora esse número represente um avanço significativo em relação aos 6% registrados há uma década, ainda há muito a ser feito para profissionalizar a função e apoiar os síndicos moradores, que enfrentam os mesmos dilemas com menos preparo técnico.
No livro, a implantação é descrita como a fase mais crítica da vida condominial. É quando se definem rotinas, se negociam pendências com a construtora, se estabelecem regras de convivência e se constrói — ou se perde — a confiança dos moradores. Viegas oferece dicas práticas para síndicos que desejam se destacar: comunicação clara, participação ativa nas assembleias, indicadores para a gestão e diálogo constante com conselheiros.
O autor também alerta para os riscos da omissão, da submissão a interesses arbitrários e da falta de firmeza nas decisões. O síndico, segundo ele, deve ser um líder técnico e emocional, capaz de tomar decisões difíceis, proteger o patrimônio coletivo e promover a boa convivência — mesmo diante de pressões e expectativas conflitantes.
Com sua experiência como repórter, editor e comentarista nas rádios Globo e Excelsior (atual CBN), além de sua atuação como assessor de imprensa no Governo de São Paulo, na Câmara de Vereadores paulistana e de grandes empresas, Roberto Viegas traz uma visão ampla e sensível sobre os bastidores da gestão condominial. No mercado imobiliário, foi diretor de Assuntos Corporativos de uma incorporadora e participou da implantação de 208 condomínios em 30 cidades de 10 estados brasileiros. Hoje é consultor de construtoras, incorporadoras e administradoras, palestrante e colunista do SíndicoNet.
“Viver e Trabalhar em Condomínios”, que tem prefácio do advogado Marcio Rachkorsky, referência nacional em direito condominial, é leitura essencial para quem vive, trabalha ou lidera em condomínios. Um guia que transforma a figura do síndico — muitas vezes incompreendida — em peça-chave para o sucesso da vida nas comunidades erguidas pelo mercado imobiliário, como verdadeiros reinos encantados, repletos de áreas e convivência e lazer e de desafios.
Serviço:
Em fase de pré-lançamento, o conteúdo do livro para Kindle já está disponível na Amazon (Viver e trabalhar em condomínio: um guia prático e sensível sobre o ambiente condominial | Amazon.com.br) e as encomendas e reservas da versão impressa podem ser feitas com a editora (Viver e trabalhar em condomínio – Editora Alta Books).
Mais informações:
Celular/WhatsApp: 11 975931469 E-mail: robertoviegas1407@gmail.com
Conteúdo SíndicoNet