O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Marcelo Moreira Duarte

Presença nas assembleias

Não ir e reclamar dos rumos da vida em condomínio não é justo

14/03/16 04:54 - Atualizado há 8 anos
WhatsApp
LinkedIn
*Por Marcelo Duarte

 

O melhor momento da vida de quem mora em condomínio é a assembleia dos condôminos. É na assembleia que são decididas as regras para o uso coletivo das áreas comuns, regulamentos para o bom convívio, as normas para segurança, e fundamentalmente, o valor da taxa do condomínio. O problema é que poucos participam e muitos reclamam, daÍ começa toda a problemática.

Tem gente que deixa de ir ao trabalho, à faculdade, que cancela compromissos para participar da assembleia, e tem gente que fica assistindo à novela, ao jogo de futebol e depois reclama que o condomínio é caro, mas nunca foi discutir e deliberar na assembleia ordinária o orçamento anual. Nada justo, não acha?

As administradoras preparam um planejamento anual das despesas, com projeções e gráficos, tudo para facilitar aos moradores o entendimento para deliberarem com facilidade sobre as contas e verificarem o que deve ficar ou ser cortado no orçamento, tudo decidido com muita transparência e com a participação de todos. Se não for assim, reveja a atuação da sua administradora.

Dessa forma, o valor da taxa do condomínio, não é nada mais nada menos do que o valor das despesas que todos aprovam, dividido pelo número de apartamentosou de acordo com a fração ideal, dependendo do que está escrito na convenção de cada condomínio.

Assim, deseja diminuir o valor da taxa do seu condomínio e está achando que é caro? Participe da assembleia e discuta o que pode ser cortado do orçamento, simples!

O mais desagradável é aquele condômino que não vai à assembleia e depois fica reclamando nos corredores e nos elevadores do valor da taxa do condomínio, que ele teve a oportunidade de opinar, mas não usou de seu direito e depois fica falando mal.

 Trata-se da maior das ignorâncias, e no mínimo, de uma  enorme falta de respeito com os demais vizinhos e fere o exercício democrático. Se não participa, não critique!

Em grande parte dos condomínios, se você realmente não pode participar, tinha um compromisso já agendado ou uma situação de doença, enfim, você pode fazer o uso de uma procuração e nomear outra pessoa para lhe representar. É seu direito enviar uma pessoa no seu lugar.

Erroneamente, muitos pensam que é o síndico quem manda no condomínio, na verdade o síndico tem que cumprir e fazer com que cumpram todas as decisões das assembleias, o que foi discutido e deliberado pela maioria. É a assembleia que decide todos os caminhos a serem percorridos na administração dos edifícios, e também é soberana na gestão do condomínio. 

Agora, muito cuidado, a assembleia é soberana desde que as suas decisões não se sobreponham à  convenção e ao regulamento interno bem como as legislações federais, estaduais e municipais. Muita atenção com as pautas, os quóruns e fundamentalmente com as deliberações. É bom que se tenha sempre um advogado assessorando.

Viver em condomínio é praticar o exercício democrático e a melhor forma encontrada pela sociedade moderna de se morar. Ter um acesso a uma série de serviços e comodidades e ainda poder dividir isso com outras pessoas. No processo da democracia, você precisa dar a sua opinião, ouvir a opinião do outro, muitas das vezes contrária a sua, mas cada um sabendo se expressar e respeitar o outro, para que no momento certo seja colocado em votação, e dessa forma o sucesso aparece e a paz reina neste ambiente. Este exercício é o que move a vida em condomínio. O mais difícil é aprender a ser voto vencido.

Costumo dizer nas palestras que faço: quem perdeu e ficou do lado minoritário, e acabou fazendo parte da turminha do voto vencido, ainda tem duas opções para não ficar sofrendo: se adaptar ao que a maioria decidiu e aprender a viver em comunidade, ou se mudar do condomínio, e buscar um lugar onde as regras se adaptam melhor ao seu estilo de vida e seu bolso.

Ser voto vencido faz parte desse novo estilo de moradia e se você optou em morar em um condomínio, terá que se acostumar com a assídua participação nas assembleias e aprender a praticar a vida coletiva. Sempre prevalecerá o que a maioria decidir e isso que é o melhor de tudo: aprender a viver em sociedade.

Desejo muitas alegrias em sua vida. Participe das assembleias, exercite seu direito e viva feliz em seu condomínio!

 

(*)Marcelo Duarte é palestrante e fundador da Sigecon condomínios

 

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet