• Realizar constantemente campanhas para reduzir desperdícios pode ajudar a mudar os hábitos dos condôminos.
     
  • O zelador pode realizar mensalmente testes rotineiros de vazamentos. Vale a pena contratar mão-de-obra especializada para checar todo o sistema hidráulico a cada seis meses.
     
  • Uma boa varrição pode cumprir o mesmo papel de um esguicho na limpeza, sem gastar água.
     
  • Eliminadores de ar instalados antes do hidrômetro retiram o ar que corre na rede pública e que seria marcado como consumo de água. Não é permitido pela SABESP.
     
  • A leitura semanal do hidrômetro pode definir o consumo médio do período, detectando vazamentos por meio de aumentos súbitos.

Reuso da água

  • A água da chuva pode ser aproveitada para o uso de lavagem de pisos e de jardins.
     
  • A água de chuva, coletada pelas calhas no telhado do prédio, é armazenada em uma cisterna no térreo ou subsolo.
     
  • Pode-se instalar um equipamento para filtrar esta água, se for necessário.
     
  • Instala-se um sistema de recalque (bomba d'água + encanamento), para enviar a água para as torneiras do térreo e subsolo. Saiba mais.

Itens relacionados

Guia SíndicoNet Economia de Água

Página Anterior Página 6 de 13 Próxima Página