O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jurídico

Máscaras em Limeira

Nova lei obriga uso em áreas comuns de condomínios

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Coronavírus: lei exige uso de máscaras em áreas comuns de condomínios de Limeira

De acordo com o texto, administrações dos imóveis devem exigir uso da proteção facial e cabe à prefeitura fiscalizar o cumprimento das medidas preventivas

A Prefeitura de Limeira (SP) publicou a Lei nº 6438 que obriga o uso de máscaras de proteção facial em espaços de uso comum em condomínios, residenciais e comerciais, verticais e horizontais da cidade.

A medida vale enquanto durar a pandemia decretada pelo governo estadual. Recomenda-se à população o uso de máscaras caseiras, segundo as orientações do Ministério da Saúde, disponível em seu site oficial.

As administrações dos condomínios residenciais e comerciais deverão impedir a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara de proteção facial, nas seguintes áreas, cobertas ou não:

  • Elevadores;
  • Halls de entrada;
  • Escadarias;
  • Corredores;
  • Salões;
  • Academias;
  • Ruas;
  • Avenidas;
  • Praças;
  • Parques;
  • Playgrounds;
  • Quadras;
  • Campos;
  • Áreas similares.

As exceções são em caso de práticas esportivas aeróbicas como corrida, bicicleta, tênis e similares ao ar-livre com o devido distanciamento; pessoas com deficiência intelectual ou transtornos psicossociais que não consigam utilizar as máscaras; e demais pessoas cuja necessidade seja reconhecida, devendo ser atestada a impossibilidade do uso da máscara, através do serviço de saúde.

O decreto estadual no qual é baseada a lei prevê as seguintes punições em caso de descumprimento do uso da proteção facial:

Art. 268 do Código Penal

Crime: Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa

Pena: detenção, de um mês a um ano, e multa

Art. 330 do Código Penal

Crime: Desobedecer a ordem legal de funcionário público

Pena: detenção, de quinze dias a seis meses, e multa.

A lei prevê, ainda, que cabe à prefeitura realizar a fiscalização e criar as regras para estas ações de averiguação.

Lockdown

Devido ao avanço do coronavírus em julho, a prefeitura chegou a decretar lockdown (quarentena mais rígida) na cidade durante dois finais de semana.

À época, o G1 mostrou que Limeira tinha a segunda menor taxa de isolamento social entre as 105 cidades monitoradas pelo governo estadual durante a pandemia.

Também em julho, a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva para casos de Covid-19 na cidade chegou a 96,7%, com apenas uma vaga disponível.

Fonte: https://g1.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet