O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Correspondências

Rappi e condomínio condenados por erro em entrega

Por falsa acusação de desvio de encomenda, entregador foi bloqueado da plataforma por cerca de 6 meses. Encomenda de morador estava na própria portaria do prédio que fica em São Paulo

14/05/21 12:23 - Atualizado há 2 anos
WhatsApp
LinkedIn
Por falsa acusação de desvio de encomenda, entregador foi bloqueado da plataforma por cerca de 6 meses. Encomenda de morador estava na própria portaria do prédio que fica em São Paulo

No final de abril deste ano, a 14ª Vara Cível de São Paulo condenou o aplicativo de delivery Rappi a recadastrar um entregador que foi desligado da plataforma sob a falsa acusação de ter desviado a encomenda do morador de um condomínio, no bairro Bela Vista, região central da capital.  

Na ocasião, o entregador fez a entrega corretamente no prédio, mas o morador reclamou não ter recebido o pedido, com isso, o Rappi bloqueou o motoboy do aplicativo. Posteriormente, a mercadoria foi encontrada na portaria.

A empresa e o condomínio deverão pagar indenização por danos materiais no valor de R$ 51 por dia em que o autor da ação ficou de fora do aplicativo (cerca de seis meses), mais o valor de R$ 10 mil por danos morais. No entanto, a decisão, por ser de primeiro grau, ainda cabe recurso.

Para o advogado especialista em condomínios Rodrigo Karpat, infelizmente é preciso reconhecer que existem falhas na gestão das entregas, encomendas e correspondências em condomínios, principalmente em empreendimentos com grande número de unidades. 

Porém, Karpat discorda da punição ao condomínio: "É preciso ter em mente que entre o condomínio e o morador não existe uma relação de consumo. Dito isso, o condomínio não tem personalidade jurídica, dessa forma, também não está sujeito aos direitos do consumidor. Tenho dúvidas quanto à responsabilidade do condomínio nessa questão, pois o fato do prédio ter se equivocado na entrega não tem relação direta com o que aconteceu com o funcionário do Rappi [exclusão da plataforma]. A responsabilidade da empresa é maior do que a do próprio condomínio."  

Para não correr qualquer risco nesse sentido, o especialista alerta para que o condomínio prime pela excelência no serviço de recebimento de encomendas. 

Nesta matéria sobre gestão de encomendas e correspondências em condomínios, demos algumas dicas que serão fundamentais, principalmente para o atual momento, em que a pandemia transformou a portaria num verdadeiro hub logístico

Links relacionados

Conjur, Conteúdo SíndicoNet e Rodrigo Karpat (advogado especialista em condomínios).

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet