O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Rodrigo Karpat

O que aconteceu com a gestão de condomínios em 25 anos

Administrar condomínios mudou completamente de uns tempos pra cá. O síndico se viu engolido por novas leis, responsabilidades, tecnologias, etc., e é por essas e outras que sua figura ganhou tanta notoriedade

30/09/21 06:04 - Atualizado há 2 anos
WhatsApp
LinkedIn
Rodrigo Karpat sobre a gestão de condomínios em 25 anos

Por Rodrigo Karpat*

O mundo condominial vem sofrendo grandes mudanças nas últimas três décadas, principalmente no século XXI. Isso decorre da evolução natural das relações pessoais, da tecnologia e, consequentemente, das leis

Essas mudanças, cada vez mais significativas, acertaram em cheio a gestão condominial, já que é ela que deve equacionar todas as questões que envolvem um condomínio. 

Nesse sentido, a função de síndico ganhou muita importância nos últimos tempos. Isso porque essa figura é essencial para a boa administração de um condomínio.

Essa função precisa estar na mão de alguém preparado para lidar com todas as particularidades que esse cargo exige. Assim, cada vez mais é necessário que o síndico tenha a ajuda de uma equipe a fim de auxiliá-lo na administração.

Dessa forma, o corpo diretivo, o subsíndico, a administradora e uma boa assessoria jurídica são cruciais para que a gestão seja de qualidade. 

Ao longo desses últimos 25 anos, muita coisa mudou no mundo condominial, e o SíndicoNet soube acompanhar de perto todas essas mudanças, ajudando, principalmente, a gestão a lidar com isso de forma dinâmica e segura. 

Ao longo desse tempo, podemos dizer que as principais mudanças que tivemos foram o advento do Novo Código Civil e o novo Código de Processo Civil

O novo Código Civil teve o acréscimo de 10 artigos que versam especificamente sobre a função do síndico e da administração, apontando a responsabilidade do mesmo para com o condomínio, convocação de assembleias, criação do Regimento Interno, destituição, representação do condomínio diante da justiça etc.  

Já o novo CPC trouxe a celeridade na cobrança condominial como grande mudança, fazendo com que todo esse rito se agilizasse, algo que facilitou na cobrança de inadimples no condomínio.

Fora essas mudanças jurídicas de peso, vimos que muita coisa mudou, como a chegada das assembleias virtuais, a busca pela profissionalização do síndico, as alterações nas normas da ABNT que versam sobre reformas (NBR 16.280), projetos de lei sobre violência doméstica, violência contra animais etc.

O que percebemos é que as mudanças estruturais que surgiram ao longo desse tempo têm como ponto principal a busca por uma gestão participativa, profissional e que tem na pesquisa e análise os pontos fortes para que a governança condominial esteja atenta não só às leis, como também no futuro dessa área. 

Como comento sempre, ser síndico exige conhecimento para lidar com os problemas e questões do cotidiano. É pela gestão dele que um condomínio poderá ser um sucesso ou um fracasso.

É nesse sentido que o SíndicoNet é essencial para o âmbito condominial, pois é um canal que acompanhou todas essas mudanças, sempre trazendo os principais nomes da área para opinarem nas questões mais diversas existentes, procurando não só atualizar o síndico de forma assertiva, como também sendo um espaço que tem na pluralidade de opiniões um dos seus pontos fortes.

Podemos dizer que ao falarmos em jornalismo voltado para condomínios, o SíndicoNet é um desbravador, e o fato de sempre ter atrelado sua visão ao meio digital, mostra como sempre esteve à frente do seu tempo, sem nunca ficar parado, procurando sempre trazer novidades para o meio. 

Começamos nossa parceria lá em 2011 e, durante estes 10 anos, só posso agradecer a confiança e dizer que esse é só o começo da nossa jornada. Parabéns por esses 25 anos de muitas conquistas!

(*) Especialista em Direito Imobiliário e questões condominiais. Coordenador de Direito Condominial na Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB-SP e Membro da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB Nacional.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet