Elevadores

Cuidados no uso do elevador

Como prevenir acidentes

26/11/10 09:55 - Atualizado há 10 anos

O elevador é uma máquina de transporte extremamente útil, mas seu uso requer cuidados para evitar acidentes, que muitas vezes são fatais.

O que você não deve fazer

• Puxar a porta do pavimento sem a presença da cabine no andar.
  • Apressar o fechamento das portas.
  • Apertar várias vezes o botão de chamada.
  • Chamar vários elevadores ao mesmo tempo.
  • Fumar dentro do elevador.
  • Movimentos bruscos dentro do elevador.
  • Lotar o elevador com o peso acima do permitido.
  • Bloquear o fechamento das portas com objetos.

O excesso de lotação e de carga é perigoso e acarreta desgaste prematuro do equipamento.

Crianças

O elevador não é lugar de brincadeiras, portanto oriente as crianças para:

• não acionar os botões desnecessariamente;
  • não dar pulos ou fazer movimentos bruscos dentro da cabine;
  • nunca colocar as mãos na porta;
  • não entrar primeiro no elevador, assim que a porta se abre.

Evite que elas usem o elevador sozinhas.

Exija da empresa de conservação que o acesso à porta do elevador seja bloqueado quando ele estiver em reparos ou revisão técnica.

Se o elevador parar entre dois andares...

Os ocupantes devem:

• manter a calma, pois o perigo não é iminente;
  • acionar o botão de alarme e/ou utilizar o interfone para pedir ajuda;
  • solicitar que chamem o zelador e, se necessário, a empresa conservadora ou o /Corpo de Bombeiros;
  • aguardar com calma.

Importante: Não force as portas nem tente sair por conta própria!

Se o elevador parar entre andares e a porta abrir, não tente sair pela abertura. O elevador pode voltar a funcionar no momento em que você estiver saindo. Aguarde a sua estabilização.

Nunca se afobe ao tomar o elevador

• Quando a porta do elevador abrir, preste atenção. Antes de entrar, verifique que a cabine do elevador está no andar. Falhas mecânicas permitem, às vezes, que a porta abra sem a presença do elevador, o que já provocou muitos acidentes fatais.
  • Entre no elevador e saia dele devagar, para evitar colisão com outros usuários. Não tente entrar no elevador enquanto os ocupantes estiverem saindo.
  • Ao entrar no elevador e ao sair dele, cuidado para não tropeçar nos degraus que se formam quando ele pára desnivelado com o pavimento.

Incêndio

Em caso de incêndio, não utilize os elevadores.

O abandono do edifício deve ser feito pelas escadas, obedecendo ao plano de abandono.