O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jardins

Opções de reformas e projetos para jardim de condomínio

Especialistas em jardinagem e paisagismo mostram como transformar seu empreendimento com pequenas mudanças

WhatsApp
LinkedIn

Com o aprimoramento das técnicas de paisagismo, atualmente o síndico dispõe de inúmeras opções para investir no jardim de condomínio, proporcionando ambientes mais agradáveis aos moradores. 

No entanto, antes de promover uma verdadeira transformação no espaço, é preciso levar em consideração os pré-requisitos específicos de cada projeto, como: incidência de sol, presença de subsolo, passagem de sistemas elétricos ou hidráulicos, entre outros.  

Para te auxiliar a fazer as escolhas mais adequadas, sem colocar edificações em risco, o SíndicoNet consultou especialistas do ramo e reuniu suas principais sugestões. Confira a seguir!  

Reformas para manter o jardim de condomínio atraente  

  • Na reforma e poda de limpeza para formação dos caramanchões, caso estes tenham trepadeiras é necessário esperar a florada das mesmas, quando devem ficar livre das hastes. Depois disso é que a trepadeira pode ser reconduzida ao local.   
  • A reforma da cerca viva com flores deve acontecer também após a florada, seguida da poda de seus ponteiros e formação dos torrões (processo chamado de sangramento), para depois transplantar as mudas para o local onde a cova já estiver aberta para receber as plantas. Se as plantas já estiverem bem enraizadas, transplantes podem ser arriscados. 

“É preciso sempre abrir uma ‘cova’ (buraco em volta da raiz), geralmente quatro vezes o tamanho da raiz, para a espécie continuar vida”, explica o paisagista Thiago Anderson, da Botanical Garden Paisagismo e Decorações.  

  • A reforma da iluminação dos jardins não tem segredos, mas deve ser feita sem comprometer a segurança e valorizando as espécies em destaque. Deste modo, basta embutir a fiação por baixo do solo, levando os pontos até os locais desejados. É importante observar a utilização apenas de materiais adequados aos ambientes (externo ou interno). Os cantos escuros também devem ser evitados no condomínio. 
  • Encontre especialistas na implantação de jardins verticais com o auxílio do CoteiBem.

Espaços multifuncionais estimulam a convivência entre moradores  

  • Os gazebos (áreas de convivência no formato de pequenas construções, com teto e geralmente abertas dos lados) devem ser construídos visando sempre um local que atenda as necessidades dos moradores, permitindo a máxima utilização do espaço.   
  • Outras obras interessantes nos jardins são a instalação de playground; uma área de fogueira (caso o espaço permita); pista para caminhada; e jardim dos sentidos com aromas e texturas diferenciados para estimular crianças, idosos, e portadores de deficiência.   

Dicas para implantar um canteiro no seu empreendimento 

Assim como os demais projetos voltados ao jardim de condomínio, o primeiro passo para implantar um canteiro é avaliar os espaços disponíveis, identificando quais plantas podem ser introduzidas em cada um.  

De acordo com a paisagista Martha Guedes, da Natural Paisagismo & Projetos, ervas aromáticas e hortaliças devem se integrar às outras espécies de forma harmoniosa. Também é importante que elas recebam pelo menos 4 horas de sol diariamente

“Um canteiro não pode ter sol o dia todo, mas também não pode ser muito sombreado”, complementa o paisagista Thiago. 

A próxima etapa seria preparar a floreira ou vaso com material apropriado, composto pela seguinte mistura:  

  • uma parte de terra; 
  • uma parte de composto orgânico; 
  • duas partes de areia misturada e peneirada. 

Por fim, é fundamental que o síndico elabore um projeto com os usuários do espaço, a fim de que todas as recomendações sejam seguidas corretamente, do preparo do solo ao plantio.   

6 passos para iniciar o plantio no canteiro de condomínios:  

  1. Fazer sulcos ou regos, com a terra já umedecida, de 10 em 10 centímetros de distância, com 1 a 2 centímetros de profundidade para colocar as sementes. Os regos devem ficar atravessados na sementeira.   
  2. Semear a quantidade necessária de acordo com o canteiro e o número de mudas que deseja.   
  3. Para cobrir as sementes nos regos, peneirar em cima da sementeira uma camada fina de terra.   
  4. Regar duas vezes ao dia, de manhã e à tarde.   
  5. A renovação do solo é sempre bem-vinda. Sempre que possível, aplique composto orgânico e terra nos canteiros.   
  6. Quando as plantas começarem a ficar velhas, recomenda-se trocá-las

Serviço 

Use o CoteiBem para abrir cotações de serviços para os jardins do seu condomínio, de acordo com cada especialidade:    

Conteúdo SíndicoNet

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet