O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Individualização de hidrômetros

Contratação e Fornecedores de medição individual

Cuidados ao contrar e fornecedores de individualização de hidrômetros

16/12/10 02:37 - Atualizado há 4 anos
WhatsApp
LinkedIn

Contratação

Individualizar os hidrômetros é um investimento relativamente alto. Por isso, não requer somente a decisão da tecnologia, mas também da empresa que vai prestar o serviço. Então, atenção redobrada!

Atualmente as empresas que executam esse tipo de serviço devem seguir a norma 15806/2010.

Assim, a prestadora de serviços deve oferecer um projeto ao condomínio de acordo com a norma. Da mesma maneira, os moradores devem permitir que sua unidade esteja adequada para receber esse projeto. Portanto, talvez em algumas unidades possa haver necessidade de mais reparos e em outras, não. Depende de como ficou configurada o apartamento após uma reforma, por exemplo. Procedimentos simples, como checar a idoneidade da empresa nos órgãos oficiais locais e procurar outros condomínios que tenham contratado seus serviços são importantes. As implantações dessas tecnologias envolvem obras, algumas mais complexas, outras mais simples. Por isso, fique atento:

  • No contrato assinado com a empresa, a garantia dos produtos instalados e da prestação do serviço precisam estar claras e bem definidas.
  • Medidores individuais ficarão na área comum ou dentro da unidade. A concessionária de água de São Paulo, a Sabesp, sugere que o medidor fique na área comum
  • Verifique a garantia oferecida pelos medidores
  • Cheque também de quanto em quanto tempo eles serão trocados
  • Verificar junto ao SERASA e SPC se a empresa possui pendências
  • Um engenheiro responsável e, de preferência, habilitado pela empresa de fornecimento de água local, deve ser o responsável por qualquer tipo de obra no condomínio. Sem contrato e fiscalização, não feche o negócio.
  • Toda empresa deve fornecer previamente um projeto que determine e estabeleça claramente quais as obras necessárias para a implantação, além de um projeto hidráulico para a instalação
  • Fique atento se os medidores têm lacres de segurança. Eles são fundamentais em caso de processos por inadimplência, além de garantirem a medição adequada.
  • Os medidores só podem ser instalados na horizontal. Caso fiquem na vertical, irão registrar somente um consumo parcial do apartamento, sobrecarregando as áreas comuns.

Armadilhas

A contratação de uma empresa que não presta bons serviços pode gerar grandes problemas. Os mais comuns acontecem quando o encanamento utilizado não consegue abastecer todo o condomínio e, mesmo com o abastecimento regular, falta água no prédio em horários onde muitos moradores usam ao mesmo tempo. Outro problema gerado por instalações mal feitas é alteração na potabilidade da água. Reformas e obras mal acabadas podem gerar água parada e contaminação no abastecimento dentro do condomínio.

Fornecedores

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet