O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Logo SíndicoNet
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu
Logo SíndicoNet
  • Informe-se
    • Início
    • Administração
      • Atribuições do Síndico
      • Administradoras de condomínios
      • Alteração de fachadas
      • Assembleias de condomínio
      • Condomínios Novos
      • Condomínios-Clube
      • Demandas de cada mês
      • Direitos e deveres dos CONDÔMINOS
      • Direitos e deveres dos INQUILINOS
      • Divisão de despesas
      • DICAS ÚTEIS !!!
      • Documentação
      • Eleições para síndico
      • Finanças
      • Fraudes
      • Fui eleito síndico
      • Funcionários de condomínio
      • Gestão Ambiental
      • Inadimplência em condomínios
      • Jurídico
      • Loteamentos x Condomínios
      • Obrigações contábeis
      • Seguro de condomínio
      • Síndico profissional
      • SíndicoNet
      • Ferramentas e métodos
    • Convivência
      • ESPECIAL - Covid 19
      • Administração de conflitos e brigas
      • Acessibilidade
      • Alteração de fachada e área comum
      • Animais de estimação
      • Associações
      • Barulho no condomínio
      • Bicicletários
      • Campanhas internas
      • Cartilha de Etiqueta
      • Cartilha contra dengue
      • Churrasqueiras na varanda
      • Cigarros em condomínio
      • Como atender Condôminos
      • Correspondências
      • Crianças
      • Dicas de convivência
      • Drogas em condomínios
      • Entregas em condomínios
      • Espaço fitness
      • Garagens
      • Guia sobre Segurança
      • Home Office
      • Idosos em condomínios
      • Informativo do Síndico
      • Kit de boas-vindas para novos moradores
      • Livro de ocorrências
      • Lixo
      • Locação de curta temporada
      • Monte uma horta no condomínio
      • Mudanças
      • Pesquisa de satisfação
      • Piscinas
      • Placas de imobiliárias
      • Primeiros Socorros
      • Prostituição, tráfico, etc
      • Sites e redes sociais
      • Textos para comunicados
      • Tipos de condôminos
      • Vazamentos
      • Violência doméstica
    • Manutenção
      • ABNT - 16.280
      • Ar-condicionado
      • Bombas d'água
      • Cabeamentos
      • Calendário de manutenção
      • Captação e Reúso da água
      • CFTV e Cercas elétricas
      • Check-up e inspeção predial
      • Contratação de Serviços
      • Contra incêndios
      • Controle de pragas
      • Divisão de despesas - Quem paga?
      • Elevadores
      • Encanamentos
      • Energia fotovoltaica
      • Extintores
      • Garantia da construtora
      • Gás - instalações
      • Grupos geradores
      • Individualização de hidrômetros
      • Infiltrações
      • Instalações elétricas
      • Jardins
      • Lâmpadas de LED
      • Limpeza de caixas d´água
      • Limpeza em condomínios
      • Manutenção predial
      • Obras e Reformas
      • Para raios
      • Pintura de fachada
      • Piscinas
      • Playgrounds
      • Poços artesianos
      • Portaria Virtual
      • Portas corta-fogo
      • Portões automáticos
      • Retrofit
      • Válvulas eliminadoras de ar
    • Jurisprudências
      • Acidentes
      • Alteração de fachada e área comum
      • Assembleias
      • Barulho
      • Cães e bichos de estimação
      • Danos morais, Calúnia e Difamação
      • Garagens
      • Exercício de atividades comerciais
      • Furtos e roubos
      • Garantias e Direitos do consumidor
      • Inadimplência
      • Infração às regras
      • Manutenção
      • Questões trabalhistas
      • Síndico
      • Taxas e cobranças
      • Vazamentos
      • Meio Ambiente
      • Crimes no condomínio
    • Legislação
      • Código Civil - Capítulo sobre Condomínios
      • Antiga Lei No. 4.591/64 dos Condomínios
      • Lei do Inquilinato
      • Legislação condominial
      • Novo CPC
      • Norma ABNT - 16.280
      • Catilha do PROCON
      • Convenções Coletivas
      • Acessibilidade
      • Barulho - Paz Pública
      • CLT
      • Código do Consumidor
      • Contribuição sindical
      • Protesto de inadimplentes - Lei Nº 13.160 - SP
      • Leis - SP
      • Lei 6.400 do estado do RJ
      • Lei Complementar nº 284 - Porto Alegre
      • Lei federal antifumo
      • Lei federal sobre cercas elétricas
      • Decreto 29881/2008 da cidade do RJ
      • Lei de locações por temporada
      • Lei federal de hospedagem
      • Lei federal sobre manutenção de ar condicionado
      • Lei federal sobre individualização da água
      • Professor de Ed. Física (RJ)
      • Salva-vidas em condomínio (RJ)
      • Tela mosquiteira (RJ)
      • Lei da Multipropriedade
      • Código Civil - Capítulo sobre Direitos de Vizinhança
    • Notícias
      • Administração
      • Ambiente
      • Convivência
      • Eventos
      • Inadimplência
      • Jurídico
      • Manutenção
      • Mundo estranho
      • Obrigações
      • Mercado
      • Segurança
      • Radar LELLO
      • Espaço SECOVI
      • Área Aabic
      • Espaço SECOVIRIO
    • Colunistas
      • Aldo Junior
      • Alexandre Furlan
      • Alexandre Marques
      • Amanda Lobão
      • André Baldini
      • André Junqueira
      • Antonio Artêncio Filho
      • Cristiano de Souza
      • Daphnis Citti Lauro
      • Dennis Martins
      • Fernando Augusto Zito
      • Fernando Fornícola
      • Gabriel Huberman Tyles
      • Gabriel Karpat
      • Hubert Gebara
      • Inaldo Dantas
      • Jaques Bushatsky
      • Jorge Lordello
      • José Elias de Godoy
      • José Roberto Graiche Júnior
      • Kênio de Souza Pereira
      • Luiz 'Luizinho' Lima
      • Maicon Guedes
      • Marcelo Meirelles
      • Marcelo Moreira Duarte
      • Marcelo Sicoli
      • Márcio Rachkorsky
      • Márcio Rachkorsky - Rádio CBN
      • Márcio Spimpolo
      • Marco Gubeissi
      • Maria Estela Capeletti da Rocha
      • Maurício Sérgio Christino
      • Mayara Silva
      • Michel Rosenthal Wagner
      • Omar Anauate
      • Paulo Henrique Bom
      • Pedro Bento
      • Pedro Carsalade
      • Rafael Lauand
      • Ricardo Karpat
      • Roberto Piernikarz
      • Rodrigo Karpat
      • Rodrigo Karpat - Pergunte ao especialista
      • Rodrigo Coelho
      • Ronaldo Ribeiro Dantas
      • Ronaldo Sá Oliveira
      • Sérgio Meira
      • Artigos e opiniões
      • Viviane Basqueira D´Annibale - Pergunte à especialista
      • Zulmar Koerich
      • Thiago Badaró
      • Clovis Neto
      • Diego Basse
      • Mauro Hayashi
      • Taula Armentano
      • Pedro Cunha
      • Odirley da Rocha
    • SíndicoNet TV
      • 1ª Temporada
      • 2ª Temporada
      • 3ª Temporada
      • 4ª Temporada
      • 5ª Temporada
      • De olho no mercado
      • Série Especialistas
      • Na prática
    • Testes
      • Quiz do Síndico
      • Quiz: Assembleias
      • Seu Condomínio é Seguro?
      • Seu Condomínio é Econômico?
      • Você é um síndico eficaz?
      • Teste: Manutenção Predial
    • Boletins
      • Boletins 2021
      • Boletins 2020
      • Boletins 2019
      • Boletins 2018
      • Boletins 2017
      • Boletins 2016
      • Enquetes
      • Retrospectiva 2017
      • Retrospectiva 2018
      • Retrospectiva 2019
      • Retrospectiva 2020
    • Mercado
      • Coluna: De Olho no Mercado
      • Resultados das enquetes
      • Síndico do mês
      • Índices Condominiais
    • Podcasts
      • Condomínio Legal - CBN
      • Podcasts SíndicoNet
  • Fornecedores
    • Início Pedir orçamentos Ver todas as categorias Seja um fornecedor
  • Downloads
    • Início
    • Fichas e formulários
      • ABNT 16.280 - Kit do Condômino
      • ABNT 16.280 - Kit do Síndico
      • Agendamento de visitas técnicas
      • Autorização para obras
      • Avaliação de funcionários
      • Cadastro de domésticas
      • Cadastro de funcionários
      • Cadastro de moradores
      • Cartilha de perguntas sobre portaria remota
      • Checklist contra Chuvas
      • Checklist contra incêndios
      • Checklist do síndico eleito
      • Checklist para assembleia
      • Checklist para Inspeção predial
      • Controle de mudança
      • Controle de prestadores de serviços
      • Controle de ponto
      • Controle de visitantes
      • Instruções para presidente da mesa
      • Instruções para o presidente da mesa
      • Livro de ocorrências
      • Pesquisa de satisfação
      • Requisição - salão de festas
      • Roteiro de Limpeza
      • Tabela: votações necessárias em assembleias
      • Teste de avaliação de porteiros
      • Cadastro de moradores 2
      • Termo de Responsabilidade - Uso de Áreas Comuns - Especial COVID-19
      • Cronograma de reforma de unidade
      • Checklist Covid-19
      • Protocolo de Reformas - Covid-19
    • Cartas
      • Abaixo-assinado
      • Advertência - Ar condicionado
      • Advertência a morador
      • Advertência a morador 2
      • Advertência a funcionários
      • Aplicação de multa
      • Apresentação do novo síndico
      • Boas vindas a novos moradores
      • Cobrança
      • Cobrança 2
      • Notificação de vazamento
      • Recurso contra multa
      • Reclamação sobre serviços prestados
      • Renúncia do síndico
      • Rescisão de prestação de serviços
      • Solicitação de prestação de contas
      • Troca de Gestão
      • Termo de responsabilidade: Obras na unidade
      • Pedido de paralisação de obra
      • Exigência de atestado médico para uso da piscina
      • Prorrogação de mandato de síndico - Requerimento - Especial COVID-19
      • Suspensão de obras em unidades privativas - Circular - Especial COVID-19
      • Compromisso financeiro com o condomínio - Circular - Especial COVID-19
      • Funcionário Essencial na pandemia - Carta - Especial COVID-19
      • Circular - Caso de COVID-19
    • Cartazes e Comunicados
      • Convivência
      • Comunicados
      • Datas comemorativas
      • Economia
      • Espaços de lazer
      • Funcionários
      • Manutenção
      • Meio ambiente
      • Primeiros Socorros
      • Segurança
    • Compartilhados
      • Cadastro de moradores
      • Características do imóvel
      • Cartaz bilíngue: Período de férias
      • Comparação de orçamentos
      • Fluxo de caixa com VBA
      • Projeção de valores devidos
      • Simulador - Consumo de energia
    • Documentos
      • Abaixo assinado
      • Acordo com inadimplente
      • Ata de assembleia extraordinária
      • Ata de assembleia ordinária
      • Autorização para reformas
      • Aviso Prévio
      • Cédula de eleição
      • Cédula de votação
      • Contrato com autônomo
      • Contrato de locação de vaga de garagem
      • Contrato Síndico Profissional
      • Controle de estoque
      • Convenção residencial
      • Convenção comercial
      • Declaração de quite
      • Edital de convocação
      • Edital de convocação (1/4 condôminos)
      • Modelo CV Síndico Profissional
      • Procuração
      • Procuração 2
      • Procuração para administradora movimentar as contas do condomínio
      • Produtos de limpeza
      • Recibo vale transporte
      • Tabela de obrigações
      • Termo responsabilidade - Obras na unidade
      • Uso de diluidores
      • Modelo de Mapa mental
    • E-books
      • E-books de Parceiros
      • Implantação de condomínios
      • Sites para condomínios
      • Manutenção em condomínios
      • Compliance – Manual de boas práticas em condomínios
      • Reabertura de áreas nos condomínios - Especial COVID-19
      • Manual do Síndico e do Condomínio - Especial COVID-19
    • Infográficos
      • Calendário de demandas
      • Calendário de demandas (folha A4)
      • Virei síndico, e agora?
    • Informativos mensais
      • Abril 2021
      • Março 2021
      • Fevereiro 2021
      • Janeiro 2021
      • Dezembro 2020
      • Novembro 2020
      • Outubro 2020
      • Setembro 2020
      • Agosto 2020
      • Julho 2020
      • Junho 2020
      • Maio 2020
      • Abril 2020
      • Março 2020
      • Fevereiro 2020
      • Janeiro 2020
      • Dezembro 2019
      • Novembro 2019
      • Outubro 2019
      • Setembro 2019
      • Agosto 2019
      • Julho 2019
      • Junho 2019
      • Maio 2019
      • Abril 2019
      • Março 2019
      • Fevereiro 2019
      • Janeiro 2019
      • Dezembro 2018
      • Novembro 2018
      • Outubro 2018
      • Setembro 2018
      • Agosto 2018
      • Julho 2018
      • Junho 2018
      • Maio 2018
      • Abril 2018
      • Março 2018
      • Fevereiro 2018
      • Janeiro 2018
      • Dezembro 2017
      • Novembro 2017
      • Outubro 2017
      • Setembro 2017
      • Agosto 2017
      • Julho 2017
      • Junho 2017
      • Maio 2017
      • Abril 2017
      • Março 2017
      • Fevereiro 2017
      • Janeiro 2017
      • Dezembro 2016
      • Novembro 2016
      • Outubro 2016
      • Setembro 2016
      • Agosto 2016
      • Julho 2016
      • Junho 2016
      • Maio 2016
      • Abril 2016
      • Março 2016
      • Fevereiro 2016
      • Janeiro 2016
      • Dezembro 2015
      • Novembro 2015
      • Outubro 2015
      • Setembro 2015
      • Agosto 2015
      • Julho 2015
      • Junho 2015
      • Maio 2015
      • Abril 2015
      • Março 2015
      • Fevereiro 2015
      • Janeiro 2015
      • Dezembro 2014
      • Novembro 2014
      • Outubro 2014
      • Setembro 2014
      • Agosto 2014
      • Julho 2014
      • Junho 2014
      • Maio 2014
      • Abril 2014
      • Março 2014
      • Fevereiro 2014
      • Janeiro 2014
      • Dezembro 2013
      • Novembro 2013
      • Outubro 2013
      • Setembro 2013
      • Agosto 2013
      • Julho 2013
      • Junho 2013
      • Maio 2013
      • Abril 2013
      • Março 2013
      • Fevereiro 2013
      • Janeiro 2013
      • Dezembro 2012
      • Novembro 2012
      • Outubro 2012
      • Setembro 2012
      • Agosto 2012
      • Julho 2012
      • Junho 2012
      • Maio 2012
      • Abril 2012
      • Março 2012
      • Fevereiro 2012
      • Janeiro 2012
      • Dezembro 2011
      • Novembro 2011
      • Outubro 2011
      • Setembro 2011
      • Agosto 2011
      • Julho 2011
      • Junho 2011
      • Maio 2011
      • Abril 2011
      • Março 2011
      • Fevereiro 2011
      • Janeiro 2011
      • Dezembro 2010
      • Novembro 2010
      • Outubro 2010
      • Setembro 2010
      • Agosto 2010
      • Julho 2010
      • Junho 2010
      • Fevereiro 2019
    • Planilhas
      • Análise de cotações
      • Comparação de Administradoras
      • Cronograma de Planejamento
      • Demonstrativo de consumo d´água
      • Demonstrativo financeiro
      • Demonstrativo financeiro (nova versão)
      • Kit básico ferramentas - Zelador
      • Kit avançado ferramentas - Zelador
      • Escala de funcionários
      • Previsão orçamentária
      • Planilha de inadimplência por unidade
      • Planilha de inadimplência global
      • Revisão predial
      • Planilha de limpeza das áreas comuns
    • Powerpoint
      • Apresentação para Assembleias
      • Modelo de Resumo do Mês: apresente resultados da sua gestão
    • Regulamentos
      • Academia de ginástica
      • Bicicletários
      • Brinquedoteca
      • Churrasqueira
      • Convenção residencial
      • Convenção comercial
      • Piscina
      • Playground
      • Publicidade
      • Quadra
      • Regulamento interno
      • Salão de festas
      • Sauna
      • Salão de jogos
  • Tira Dúvidas
    • Início
    • Plantão Covid-19
    • Inadimplência
    • Manutenção
    • Jurídico
    • Assembleias
    • Finanças
    • Administradoras
    • Convivência
    • Funcionários
    • Diversos
    • Central de ajuda
      • Comece a usar
      • Pontos e medalhas
      • Especialistas
      • Ranking de classificação
      • Regras e termos de uso
  • Cursos Online
    • Início
    • Cursos
      • Formação de Síndico Profissional
      • Formação de Síndico Profissional - Extensão/Avançado
      • Aspectos Básicos, Avançados (e Polêmicos) do Direito Condominial
      • Os Segredos para ser um Síndico de Sucesso
      • Questões Trabalhistas e eSocial em Condomínios
      • Novo Plano Diretor
      • Captação e Retenção de Clientes para Síndicos Profissionais
      • Combo Síndico Profissional
      • Combo Formação de Síndico Profissional Básico e Avançado
      • Combo Síndico Expert
      • Gestão de Manutenção Predial
    • Sala de Aula
    • Formandos
    • Suporte técnico
  • Serviços
    • Início
    • Ação Social
      • Exército de Salvação
    • Consultorias
      • Elevador
      • Segurança
    • Facilitadores
      • Cobrança Extrajudicial
      • Feiras e Eventos
      • Informativos personalizados
      • Linhas de Crédito
      • Otimização de Vagas
      • Porto Seguro Condomínio
    • Sustentabilidade
      • Coleta Seletiva
      • Energia Fotovoltaica
    • Tecnologia
      • App Gestão de Manutenção
      • Box de Notícias
      • Certificação Digital
      • MeuCondomínio
  • Empregos
    • Início
    • Vagas
    • Currículos
    • Cadastrar Vaga
    • Cadastrar Currículo
  • Eventos e Lives
    • Início
    • Calendário
    • Cadastrar evento (gratuito)
BUSCA
fechar
  • Home
  • Informe-se
  • Administração
  • Gestão Ambiental
  • Individualização de hidrômetros
  • Como é feita a Individualização de Água em Condomínios
Individualização de hidrômetros

Perguntas relacionadas

Individualização de Àgua é Obrigatorio?

como faço a cobrança da agua individual,melhor como é feita essa ...

Individualização de água, alguém já fez ? qual o custo ?

Sou inquilina e será feito obra para individualizar água e luz no ...

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores

Como é feita a Individualização de Água em Condomínios

Guia sobre Individualização de Hidrômetros em Condomínios

Por Mariana Desimone
16/12/10 01:58 - Atualizado há 1 ano
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Facebook
Indicar 4
Guia sobre Individualização de Hidrômetros em Condomínios

É indiscutível que a cobrança individualizada da água em condomínios é a forma mais justa e ecologicamente correta de se custear o uso desse bem tão precioso.

Com a medição individualizada, cada unidade paga apenas pelo volume de água consumido, o que permite a cada um acompanhar, mês a mês, o seu gasto.

Via de regra, uma empresa é contratada para fazer essa a leitura e a cobrança, já que na maioria esmagadora dos condomínios, a concessionária de água faz a leitura apenas na entrada de água principal do condomínio. Assim, a mesma é dividida entre os moradores, e paga de uma vez só pelo condomínio.

Veja abaixo todas as questões que envolvem o assunto, desde a Legislação à possibilidade de Corte de fornecimento de inadimplentes. Boa leitura! 

Legislação

Em 2016, o presidente Michel Temer sancionou a lei 13.312  que tornará obrigatório que, a partir de 2021, todos os condomínios novos brasileiros sejam entregues prontos para a medição individual da água.

Assim, a individualização fica assegurada no futuro, assim como um consumo mais racional da água.

Quando tudo começou

A individualização dos hidrômetros começou a ser uma vontade/necessidade dos condomínios - e então virar uma realidade - no início dos anos 2000.

“Além de ser mais justo, também agrega valor à unidade”, argumenta Raquel Tomasini, engenheira e gerente de produtos e serviços da administradora Lello.

Isso porque cada um fica responsável por pagar apenas o que consumiu, o que costuma beneficiar a maioria das unidades condominiais, o que é um diferencial para quem está comprando uma unidade no local.

Também é importante salientar que há mais de dez anos, o peso das contas de consumo era outro, dentro do orçamento do condomínio.

"Agora, água, energia e gás pesam muito mais no bolso de quem mora dessa forma. Por isso individualizar é bom para todos", analisa Gabriel Karpat, diretor da administradora GK.

Condomínios novos e antigos

Em condomínios antigos, a maior dificuldade para a individualização da conta é o número de prumadas por unidade, o que pode acabar inviabilizando a obra. 

O calculado é que três ou, no máximo, quatro registros sejam o limite para a conta fechar para o condomínio.

“Antigamente, os prédios eram construídos de outra forma, e havia várias prumadas para cada unidade. Por isso, algumas vezes, fica inviável fazer a medição: ficaria muito caro, pois é necessário um medidor por registro, o que pode encareder bastante a benfeitoria”, assinala Umberto Caruso, diretor da empresa Livet, especializada em individualização de água e gás em condomínios.

Outro ponto “contra” os condomínios antigos é a sua tubulação, muitas vezes feita de ferro galvanizado – já sofrendo pela ação do tempo.

Se o empreendimento contar com esses problemas, uma alternativa a ser considerada seria um retrofit hidráulico, de forma a contemplar a individualização e a melhoria do encanamento do condomínio.

Já os empreendimentos mais novos, estes estão, via de regra, aptos a receber esse tipo de serviço.

Cada unidade conta com uma prumada apenas, e é na entrada desta para a unidade que o hidrômetro é instalado, sendo necessárias poucas intervenções no local. 

O que é necessário é contratar uma empresa para fazer a instalação desses leitores e efetuar a leitura dos consumos mensalmente. 

  • Veja aqui empresas especializadas em implementação de medição individualizada em condomínios

Como funciona a leitura mensal do consumo d´água nos condomínios

Hoje, a medição em condomínios pode ser feita remotamente ou in loco. Quando ocorre in loco, um funcionário faz a leitura de todos os medidores, e, assim, é calculado o consumo mensal da unidade.

“Não recomendamos esse tipo de leitura, já que ele é muito mais suscetível a erro. O mais indicado é optar por uma empresa que faça a medição de forma remota e automatizada”, explica Vania Dal Maso, gerente de condomínios da administradora Itambé.

Além de não ser a forma mais confiável de se aferir o consumo, destacar o zelador para essa função pode trazer problemas para o condomínio.

“Isso pode configurar acúmulo de função, e fazer com que o condomínio seja alvo de ação judicial trabalhista no futuro”, alerta o advogado especialista em condomínios Alexandre Marques.

André Junqueira, advogado e sócio da Coelho, Junqueira & Roque Advogados, pontua também é que mais interessante quando a leitura da empresa que presta serviço ao condomínio seja feita no mesmo período que a concessionária local.

“Assim, o período cobrado é sempre o mesmo, o que deve fazer ‘bater’ os valores pagos pelos moradores”, salienta.

Em condomínios recém-entregues, o ideal é esperar para que pelo menos mais da metade dos moradores já estejam morando no local, já que é um investimento considerável – partindo de no mínimo R$ 450 por unidade, além dos cerca de R$ 5 mensais por unidade para a leitura do consumo.

Já que está fazendo um investimento, o ideal seria que o condomínio optasse, dentro de sua realidade financeira, por um serviço que fosse o mais completo possível, evitando revisões num futuro próximo.

Os serviços mais modernos, na maioria das vezes, envolve pouca interação humana: o próprio sistema envia os dados de consumo para a empresa que, assim, gera os dados para a cobrança do consumo. A administradora recebe esses dados e os repassa às unidades respectivas, no boleto condominial.

Cuidados ao contratar empresa de individualização de hidrômetros

Escolher a empresa que fará a individualização e a medição do consumo de água envolve diversos fatores.

E, sendo um investimento considerável, é importante que o síndico não se foque só no preço, já que há uma extensa gama de serviços diferentes, desde como vai ser feita a leitura do consumo, como é feita a gestão dos dados dos moradores, até o tipo de atendimento oferecido pela empresa parceira.

“Há que se comparar a tecnologia oferecida, o suporte que será oferecido aos moradores depois, também. Não dá para comparar uma empresa que tira uma foto por mês do medidor com outra que mede oito vezes por dia o consumo”, exemplifica Marco Aurelio Teixeira, gerente do setor de individualização da CAS Tecnologia.

É importante também que os medidores oferecidos pela empresa escolhida sejam “lidos” por outras companhias. 

Quando o equipamento só é lido pela própria empresa, o condomínio fica refém da mesma, não tendo opção de trocar de prestador de serviço futuramente sem ter que investir novamente em novos hidrômetros.

"Tivemos um caso, há pouco tempo, de uma empresa estrangeira que saiu do país e deixou cerca de 300 condomínios sem leitura, já que o hidrômetro em questão não era compatível com outras tecnologias. Todos tiveram que refazer seus sistemas, um prejuízo bastante considerável”, conta ele.

Além disso, o hidrômetro da empresa deve ser cadastrado na concessionária local, e contar com certificação adequada. 

A empresa também deve contar com quadro próprio de engenheiros e oferecer ART para o síndico, além de contar com seguro de responsabilidade civil para qualquer eventualidade que ocorra.

Ainda falando sobre tecnologia, atualmente já é possível conferir em tempo real o consumo das unidades.

Muitas empresas têm se focado no desenvolvimento de aplicativos para melhor transparência do sistema de medição, além de estimular a economia e o uso racional da água.

“Outro ponto importante é que a empresa consiga explicar, de forma didática, seu serviço aos moradores. Vejo muita gente que não entende a medição de água individualizada. Já vi caso em que o zelador voltou a fazer a medição, por falta de entendimento dos moradores sobre o assunto”, conta o consultor condominial especializado em individualização de água e gás Marcos André Santos. 

Daí se vê a importância não apenas do preço, mas da qualidade do serviço oferecido.

O ideal é que a empresa não seja apenas uma instaladora de equipamentos: ela também deve oferecer excelência em atendimento aos moradores e suporte adequado ao síndico, já que dúvidas acerca da leitura efetuada podem ser comuns, principalmente nos primeiros três meses após a instalação do sistema. 

Também é válido que o sistema de leitura da empresa “case” com sistema de gestão da administradora, analisa Gabriel Karpat.

“Pode parecer algo pequeno para os condôminos, mas dessa forma evitamos erros humanos ao máximo”, explica ele, já que, desse modo, os dados são migrados automaticamente pelo sistema, evitando, assim, erro humano.

Tipos de sistema de leitura individualizada em condomínios

Qualquer que seja o modelo ou tipo de tecnologia escolhida, o condomínio terá que pagar mensalmente por uma taxa de gestão de consumos individuais (geração de relatórios). Em alguns sistemas mais modernos o valor é reduzido.

Outros, que exigem uma medição local, por exemplo, e podem apresentar mais necessidades de reparos, o valor é mais alto.

Com diversas opções, é importante que o condomínio faça uma boa pesquisa antes de se decidir. Pedir uma ajuda para a administradora, nesse caso, é uma ótima alternativa.

Os hidrômetros ficam na entrada da prumada para a unidade.

1) SISTEMA POR RÁDIOFREQUÊNCIA

A medição feita nos hidrômetros de cada unidade é sem fio, e as informações de consumo de cada unidade são passadas para uma central por meio de rádiofrequência.

A tecnologia é segura e dispensa instalações de cabos ou a necessidade de obras, mesmo em edifícios muito antigos, por isso, é o sistema mais recomendado para condomínios com diversas prumadas. Aplica-se também em condomínios novos e pré-equipados para a medição individualizada.

Com a tecnologia wireless (ou seja, que não necessita de fios – como a internet) um leiturista não precisa mais ir até o condomínio, já que os dados são enviados automaticamente para a análise.

Esse tipo de sistema não exige muita manutenção ou a existência de qualquer outro sistema dentro do condomínio. A maioria possui longas garantias de fábrica

  • Quanto custa - Condomínio com cerca de 60 apartamentos e dois banheiros: Instalação: R$350 por apartamento. (aproximadamente). 

2) SISTEMA DIGITAL

Nesse sistema é instalado um hidrômetro para cada unidade, que fica na entrada do apartamento. Os tipos de leitura podem ser variados.

A leitura do consumo é feita por um sistema de computador e não exige a entrada de um funcionário (leiturista) para recolher os dados.

Por outro lado, para a instalação são necessárias algumas adaptações no apartamento, o que pode gerar grandes transtornos em prédios mais antigos, com muitas prumadas, já que precisarão passar por obras. Edifícios com tubulação de cobre pagam mais caro do que os com tubos de PVC.

Como a medição é feita por um único programa de computador, quanto mais apartamentos no condomínio, mais barato fica para cada morador.

  • Quanto custa - Condomínio com cerca de 60 apartamentos e dois banheiros: Instalação: R$600 por apartamento. (aproximadamente). 

3) SISTEMA DE LEITURA PULSADA

Prédios novos e antigos podem receber esse sistema.

É feita uma quebra 15 cm por 25 cm para localizar a tubulação. Instala-se hidrômetro com saída pulsada. A cada litro de água consumido, o equipamento envia um impulso elétrico para o painel.

Instala-se também um bloqueador de água, com o objetivo de punir a inadimplência.

  • Quanto custa - Condomínio com cerca de 60 apartamentos e dois banheiros: Instalação: R$700 por apartamento com duas prumadas e R$ 400 para os com uma (aproximadamente). 

Aprovação em Assembleia de medição individualizada 

Como se trata de uma benfeitoria de custo elevado, o ideal é que o síndico se cerque de cuidados ao tratar do tema.

Rodrigo Karpat defende que a obra deve ser caracterizada como útil, e, portanto, precisa da aprovação da maioria dos condôminos em geral, e não apenas dos presentes.

"Esse tipo de benfeitoria para o condomínio, a meu ver, é útil e não necessária. Por isso, a necessidade de aprovação da maioria de todos os condôminos. Também é necessária fazer uma obra durante a implantação, daí a necessidade de uma anuência mais ampla", argumenta ele.

Veja vídeo sobre o tema, com o advogado Rodrigo Karpat.

Atualmente, porém, não há um consenso entre os especialistas do mercado quanto ao quórum para aprovar a individualização da água em condomínios.

Há profissionais que pregam que a obra é necessária, sendo prevista a aprovação de apenas a maioria dos presentes na assembleia.

O significado dos dois termos, segundo o dicionário Aurélio:  

  • Obras necessárias: As as que conservam a coisa ou impedem sua deterioração
  • Obras úteis: As que aumentam ou facilitam o uso da coisa

"Podemos considerar essa alteração uma benfeitoria necessária, mas não urgente. Isso porque ao avaliarmos questões como segurança, conservação, economia, a hidrometria individualizada, ela traz bastante benefícios em todos esses aspectos. Por isso, muito mais do que uma utilidade, ela é uma necessidade para os condomínios", avalia André Luiz Junqueira.

O advogado Alexandre Marques tem a mesma visão sobre o quórum necessário para a aprovação e sobre a natureza da benfeitoria.

"É algo que se reverte em diversos benefícios para o condomínio, no presente e no futuro", analisa. 

  • Veja aqui tabela com as votações mínimas por assunto em assembleias condominiais

Outro ponto importante é que o tema conste já na convocação da assembleia.

"Dessa forma, fica claro para todos que o assunto será debatido e decidido no encontro", argumenta André Junqueira.

Benefícios da individualização em condomínios

  • Consumo racional da água: o estimado por especialistas é que haja uma diminuição global de 40% do consumo de água no condomínio como um todo
  • Cobrança justa do que cada unidade consome: geralmente 70% dos moradores do empreendimento percebem uma diminuição na sua conta
  • Ganho do meio ambiente com a conscientização do consumo: depois de um período de adaptação, fica evidente até para os mais 'gastões' que usar a água de forma racional é uma ótima forma de economizar e ajudar o planeta
  • Detecção de vazamentos facilitada: Principalmente ao longo do tempo, quando há um histórico consistente de consumo de cada unidade, fica mais claro quando há um aumento no consumo exacerbado de uma unidade - o que não ocorreria em uma situação sem individualização
  • Agrega valor à unidade: os especialistas entrevistados apontam que é um ganho real para o patrimônio de toda a comunidade quando há individualização da água
  • Facilidade para o síndico: Dependendo da empresa escolhida pelo condomínio, a conta de água passa a ser gerida pela parceira, deixando o gestor se focar em outros temas

Inadimplência e Medição invidualizada em Condomínios 

Um dos motivos que leva muitos condomínios a instalar hidrômetros individuais é – além da economia de água - a esperança de combater a inadimplência com boletos únicos.

A questão, porém, não é tão simples. Para que o condômino inadimplente tenha o fornecimento de água cortado pelo condomínio, esse procedimento deve ser definido pela convenção.

Caso não esteja, é preciso atualizá-la ou adequá-la e, para isso, a lei exige aprovação mínima de 2/3 de todos os condôminos/proprietários, o que torna o processo de atualização difícil para condomínios grandes.

  • Saiba mais sobre como alterar a convenção do seu condomínio

E, mesmo, assim, não são todos os juízes que aprovam o corte no fornecimento de água dos devedores do condomínio.

Na prática, alguns condomínios têm se limitado a aprovar a possibilidade de corte de fornecimento em assembleia. Mas, conforme dito acima, isso envolve riscos jurídicos para o condomínio, que pode se ver sendo acusado de dano moral.

Não há qualquer referência na legislação que proíba o corte, mas se ele for feito de maneira arbitrária, sem votação em assembleia ou alterando a convenção, o síndico não terá embasamentos para possíveis processos.

"Não acho que cortar a água dos devedores seja uma boa saída. Ali podem morar idosos, crianças. Não acho que seja papel do síndico pedir pelo corte. O melhor é cobrar judicialmente o devedor", ressalta o advogado Alexandre Marques

Para que o corte seja feito, no entanto, o tipo de medição individualizada instalado no condomínio deve permitir esse procedimento, o que não ocorre com todos. 

Se o sistema permitir, o síndico deve entrar em contato com a empresa prestadora do serviço e solicitar o corte em determinado apartamento.

Não há necessidade de entrar em contato com a empresa de abastecimento local, a não ser que haja qualquer contrato com ela quanto à individualização.

PROACQUA

A exceção reside nos casos em que a instalação é feita pela própria concessionária, como o caso da Sabesp através do programa ProAcqua. Nesse caso, é a concessionária quem efetua o corte de fornecimento, como faria em qualquer outra casa. 

  • Saiba mais sobre o Programa ProAcqua da Sabesp

Fornecedores

Veja abaixo empresas especializadas cadastradas no SíndicoNet:

  • Fornecedores de individualização de hidrômetros - São Paulo
  • Fornecedores de individualização de hidrômetros - Rio de Janeiro
  • Fornecedores de individualização de hidrômetros - Belo Horizonte
  • Fornecedores de individualização de hidrômetros - Demais regiões

Matérias recomendadas

Como é feita a Individualização de Água em Condomínios ...

Com a medição individualizada, cada unidade paga apenas pelo volume de água consumido, o que permite a cada um acompanhar, mês a mês, o seu gasto . Via ...

Votação para aprovar hidrômetros individuais

Para aprovar a individualização da água em condomínios, o quórum ... leitura da empresa que presta serviço ao condomínio seja feita no mesmo período que a ...

Tipos de sistemas: individualização de hidrômetros

A medição feita nos hidrômetros de cada unidade é sem fio, e as ... Aplica-se também em condomínios novos e pré-equipados para a medição individualizada . Com a ... Instala-se também um bloqueador de água, com o objetivo de punir a  ...

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Facebook
Indicar 4

Página
1 de 8

Última Página

Sugerir Pauta

Imprimir Página

Dúvidas? Compartilhe a sua pergunta no canal Tira Dúvidas ou deixe um comentário

fechar
Gostou desta página do SíndicoNet?

Indique-a via e-mail para um ou mais amigos! Basta preencher os campos abaixo:

Para enviar para mais de uma pessoa, separe os endereços de e-mail por vírgula.

fechar
Imprensa, Jornalismo e Editorial

Entre em contato conosco. Utilize este canal para se comunicar com a equipe do SíndicoNet.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

  • Não encontrei
    o que procurava
  • Quero anunciar
    no SíndicoNet
Depoimentos

próximo

SíndicoNet SíndicoNet

  • Anuncie
  • Seja um parceiro
  • Contato
  • Imprensa e Jornalismo
  • Regulamento de uso
  • Privacidade
  • Cadastre-se
  • Mídia Kit
  • Quem Somos
  • Suporte Técnico
  • Não encontrei o que procurava
  • Política de Cookies

Informe-se

  • Início
  • Administração
  • Convivência
  • Manutenção
  • Jurisprudências
  • Legislação
  • Notícias
  • Colunistas
  • SíndicoNet TV
  • Testes
  • Boletins
  • Mercado
  • Podcasts

Fornecedores

  • Início
  • Administração
  • Infra-estrutura
  • Obras e Reformas
  • Produtos em geral
  • Serviços gerais
  • Central de ajuda

Downloads

  • Início
  • Fichas e formulários
  • Cartas
  • Cartazes e Comunicados
  • Compartilhados
  • Documentos
  • E-books
  • Infográficos
  • Informativos mensais
  • Planilhas
  • Powerpoint
  • Regulamentos

Tira Dúvidas

  • Início
  • Plantão Covid-19
  • Inadimplência
  • Manutenção
  • Jurídico
  • Assembleias
  • Finanças
  • Administradoras
  • Convivência
  • Funcionários
  • Diversos
  • Central de ajuda

Cursos Online

  • Início
  • Cursos
  • Sala de Aula
  • Formandos
  • Suporte técnico

Serviços

  • Início
  • Ação Social
  • Consultorias
  • Facilitadores
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia

Empregos

  • Início
  • Vagas
  • Currículos
  • Cadastrar Vaga
  • Cadastrar Currículo

Eventos e Lives

  • Início
  • Calendário
  • Cadastrar evento (gratuito)

Copyright 2021 SíndicoNet - Todos os direitos reservados. Reprodução Proibida.