Individualização de hidrômetros

Contratação e Fornecedores de medição individual

Cuidados ao contrar e fornecedores de individualização de hidrômetros

Contratação

Individualizar os hidrômetros é um investimento relativamente alto. Por isso, não requer somente a decisão da tecnologia, mas também da empresa que vai prestar o serviço. Então, atenção redobrada!

Atualmente as empresas que executam esse tipo de serviço devem seguir a norma 15806/2010.

Assim, a prestadora de serviços deve oferecer um projeto ao condomínio de acordo com a norma. Da mesma maneira, os moradores devem permitir que sua unidade esteja adequada para receber esse projeto. Portanto, talvez em algumas unidades possa haver necessidade de mais reparos e em outras, não. Depende de como ficou configurada o apartamento após uma reforma, por exemplo.Procedimentos simples, como checar a idoneidade da empresa nos órgãos oficiais locais e procurar outros condomínios que tenham contratado seus serviços são importantes.As implantações dessas tecnologias envolvem obras, algumas mais complexas, outras mais simples. Por isso, fique atento:

  • No contrato assinado com a empresa, a garantia dos produtos instalados e da prestação do serviço precisam estar claras e bem definidas.
  • Medidores individuais ficarão na área comum ou dentro da unidade. A concessionária de água de São Paulo, a Sabesp, sugere que o medidor fique na área comum
  • Verifique a garantia oferecida pelos medidores
  • Cheque também de quanto em quanto tempo eles serão trocados
  • Verificar junto ao SERASA e SPC se a empresa possui pendências
  • Um engenheiro responsável e, de preferência, habilitado pela empresa de fornecimento de água local, deve ser o responsável por qualquer tipo de obra no condomínio. Sem contrato e fiscalização, não feche o negócio.
  • Toda empresa deve fornecer previamente um projeto que determine e estabeleça claramente quais as obras necessárias para a implantação, além de um projeto hidráulico para a instalação
  • Fique atento se os medidores têm lacres de segurança. Eles são fundamentais em caso de processos por inadimplência, além de garantirem a medição adequada.
  • Os medidores só podem ser instalados na horizontal. Caso fiquem na vertical, irão registrar somente um consumo parcial do apartamento, sobrecarregando as áreas comuns.

Armadilhas

A contratação de uma empresa que não presta bons serviços pode gerar grandes problemas.Os mais comuns acontecem quando o encanamento utilizado não consegue abastecer todo o condomínio e, mesmo com o abastecimento regular, falta água no prédio em horários onde muitos moradores usam ao mesmo tempo.Outro problema gerado por instalações mal feitas é alteração na potabilidade da água. Reformas e obras mal acabadas podem gerar água parada e contaminação no abastecimento dentro do condomínio.

Fornecedores

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...