O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Falha do piscineiro

Cloro deixa 17 intoxicados em condomínio na Colômbia

terça-feira, 22 de abril de 2025
WhatsApp
LinkedIn

Intoxicação em massa por cloro leva 17 moradores de condomínio residencial a hospital na Colômbia

Mistura feita por piscineiro teria provocado 'uma explosão e uma nuvem expansiva que causou contaminação no ambiente'

As autoridades colombianas atenderam a um caso de intoxicação em massa em um condomínio residencial no município de Ricaurte, no departamento da Cundinamarca. De acordo com o relatório dos Bombeiros, a emergência foi registrada na noite de sábado, dia 19.

“Foi registrada uma intoxicação em massa na jurisdição do município de Ricaurte, exatamente no condomínio residencial Peña Azul Aldea, motivo pelo qual, de forma imediata, foram acionados os órgãos de primeira resposta”, informou o capitão Álvaro Farfán, delegado dos Bombeiros de Cundinamarca.

Segundo as informações das autoridades, o episódio teria sido causado, aparentemente, pela “má manipulação e mistura de cloro feita pela pessoa que trabalha ali como piscineiro”, destacou o capitão Farfán.

Essa mistura teria provocado “uma explosão e uma nuvem expansiva que causou contaminação no ambiente”, afetando as pessoas que estavam no local.

O Corpo de Bombeiros informou que 17 pessoas foram avaliadas e encaminhadas a centros de saúde próximos, e três dos afetados são menores de idade.

“Seguimos neste momento atendendo a emergência, considerando que neste local há cerca de mil moradores ocupando o condomínio”, acrescentou o capitão.

Sintomas de intoxicação por cloro

A Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos indica que a intoxicação por cloro ocorre quando uma pessoa “ingere ou inala esse produto químico”.

Após a exposição, a pessoa pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Dificuldade para respirar
  • Inchaço na garganta
  • Alteração significativa no pH do sangue
  • Dor intensa ou queimação no nariz, olhos, ouvidos, lábios ou língua
  • Vômito
  • Irritação na pele

O que fazer em caso de intoxicação por cloro?

A recomendação das autoridades é que, diante de uma intoxicação por cloro, procure ajuda médica imediatamente.

Se o produto químico entrou em contato com a pele ou com os olhos, enxágue com bastante água por pelo menos 15 minutos. (...) Se a pessoa inalou o tóxico, leve-a imediatamente para um local com ar fresco”, informa o site oficial da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

Os profissionais de saúde avaliam o estado da pessoa intoxicada e iniciam os tratamentos necessários para melhorar seu quadro.

Quanto mais rápido a pessoa receber atendimento médico, maior será a probabilidade de recuperação”, afirma a entidade médica.

Fonte: https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2025/04/20/intoxicacao-em-massa-por-cloro-leva-17-moradores-de-condominio-residencial-a-hospital-na-colombia.ghtml

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet