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Digitalização de condomínios

4 motivos para atualizar seu empreendimento

terça-feira, 23 de maio de 2023
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4 motivos para atualizar seu empreendimento

Muito além da automação residencial (smart home), a digitalização do condomínio auxilia na gestão de processos, recursos e segurança.

Com o fácil acesso a plataformas digitais e smartphone, hoje síndicos e porteiros conseguem acompanhar tudo o que acontece no condomínio através de plataformas digitais, tratando-se de uma facilidade que veio para ficar.

Neste post, te contamos os 4 principais benefícios para o seu condomínio.

1 – Cadastro e registro em nuvens

A gestão de contratos e registro no condomínio, que antes era feita através de caderninhos de anotação e planilhas do Excel, hoje é digital, segura e com armazenamento em nuvem. Mas por que é tão importante manter essas informações digitalizadas? 

Um dos principais motivos é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrou em vigor no Brasil no último semestre de 2020. Assim, é de responsabilidade do condomínio o armazenamento de informações de visitantes e moradores, de forma segura e com fácil esclarecimento do uso.

Engana-se quem acha que o caderninho de anotações da portaria está fora da LGPD. Para qualquer tipo de dado coletado pelo condomínio, como nome, RG e telefone do visitante ou morador, o condomínio precisa obter o consentimento do visitante.

É responsabilidade do síndico garantir a segurança na coleta e armazenamento dessas informações. Outro ponto importante é manter a segurança e sigilo dos documentos do condomínio. 

2 – Melhore o relacionamento com o morador

Um dos pontos que garante a boa convivência no condomínio é a comunicação entre moradores e administração do condomínio.

Manter todos os moradores bem informados é um dos maiores desafios de síndicos e porteiros. Com o alto nível de distração, fica difícil garantir que todos leiam os recados de papel no elevador ou na portaria. Por isso, a tecnologia é mais uma vez aliada à gestão do condomínio.

Enviar comunicados diretamente para o celular do morador ficou muito mais fácil com aplicativos como o da Nok Nox. Nele, condôminos podem acompanhar tudo o que acontece com a função “Comunicados”, votar sobre algum tema com a função “Enquetes” e ainda mandar mensagem direta para a administração e vizinhos.

3 – Encomendas organizadas, moradores felizes

Quem nunca ficou frustrado ao descer diversas vezes na portaria atrás daquela encomenda que não chega nunca? Ou receber a encomenda e não saber se ela já chegou?

O brasileiro tem aumentado o número de compras on-line, o que fez com que condomínios precisassem se adaptar à nova realidade de consumo do morador, que recebe de eletrodomésticos a compras de mercado.

Outro desafio são as empresas de entrega de comida, como Ifood e UberEats, que chegam o tempo todo. Essa entrada de encomendas e correspondências só aumenta com a chegada da pandemia, já que que o condômino evita sair de casa e faz suas compras de mercado pelo próprio computador ou celular.

E como se não bastasse o alto volume de entregas, datas como a Black Friday potencializam o consumo por meio do e-commerce, já que muitos moradores, além de aproveitar as ofertas, se antecipam e já garantem presentes para outras comemorações.

Deste modo, utilizar uma plataforma que vai agilizar a organização das encomendas e a notificação ao morador pode evitar que porteiro e síndico precisem se preocupar com armazenamento dessas.

4 – O condomínio dentro do smartphone

O smartphone veio para revolucionar de vez como fazemos tudo no nosso dia a dia, seja acompanhar as notícias ou acessar as redes sociais. Acessando a internet, a conexão com o mundo se tornou imediata, mas quando olhamos para os condomínios o aparelho ainda tem pouco espaço.

Um bom exemplo é o interfone que, ao longo dos anos, sobreviveu à revolução digital e continua sendo o único aparelho de comunicação com fio que temos no apartamento.

A maior dificuldade do condomínio, por outro lado, não é interfonar várias vezes para encontrar o morador, mas sim a manutenção dos aparelhos. Trata-se de um gasto desnecessário que inclui aparelho, fios e tubulação elétrica, gerando um custo anual enorme.

Usar aplicativos de interfone digital, além de mais fácil para o morador, garante uma economia para o condomínio, que pode utilizar esse dinheiro para outro tipo de reforma que melhore o conforto.

Assim, pelo próprio celular, o morador pode recusar ou liberar a entrada de visitantes. Se ele estiver fora do apartamento, também é possível enviar uma mensagem de aviso no mesmo momento para o porteiro.

Se as visitas são regulares, como a diarista ou o dogwalker, o morador consegue pré-cadastrar o visitante, escolhendo dia e horário em que será permitida a entrada no condomínio.

Conteúdos produzidos por Nok Nox para moradores, condôminos e síndicos. Matérias e artigos sobre comunicação em condomínios, tecnologia, segurança e eficiência na gestão condominial.

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