O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu
Espaço SECOVI

Ações locatícias em SP

Agosto mostrou recuo de 14,1% em relação a julho

quinta-feira, 17 de setembro de 2020
WhatsApp
LinkedIn

Levantamento do Secovi-SP aponta redução das ações locatícias

Em agosto, foram protocolados na cidade de São Paulo 1.375 processos, o que representa um recuo de 14,1% em comparação a julho deste ano

De acordo com levantamento feito pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, no mês de agosto, foram protocoladas na cidade de São Paulo 1.375 ações locatícias, o que representa uma diminuição de 14,1% em relação às 1.600 ações ajuizadas em julho deste ano. Comparadas às 1.469 ações registradas em agosto de 2019, a queda foi de 6,4%.

Em agosto, as ações por falta de pagamento de aluguel responderam por 88,7% dos casos, com 1.219 processos. As ações Ordinárias/Despejo atingiram 74 ações (5,4%), as Renovatórias contabilizaram 60 processos (4,4%) e as Consignatórias totalizaram 22 registros (1,6%).

Nos primeiros oito meses, foram contabilizadas 9.183 ações, queda de 15,6% em relação ao mesmo período do ano anterior (10.875 ocorrências). O volume acumulado no período de setembro de 2019 a agosto de 2020 atingiu 13.974 casos, redução de 13,0% frente ao apurado de setembro de 2018 a agosto de 2019 (16.064 ações).

Entenda o significado de cada ação:

Consignatória: movida quando há discordância de valores de aluguéis ou encargos, com opção do inquilino pelo depósito em juízo.

Falta de pagamento: motivada por inadimplência do inquilino.

Ordinária (Despejo): relativa à retomada de imóvel para uso próprio, de seu ascendente ou descendente, reforma ou denúncia vazia.

Renovatória: para renovação compulsória de contratos comerciais com prazo de cinco anos.

Confira o levantamento completo.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Secovi-SP.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...