O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Água contaminada

Em Salvador, condomínio sofre com água suja e moradores passam mal

Publicado em: quinta-feira, 5 de setembro de 2013

 Moradores passam mal após beber água fétida

Moradores do Condomínio Recanto das Margaridas - do programa federal Minha Casa, Minha Vida -, no bairro Jardim das Margaridas, alegam que desde o último sábado, 31, a água que sai das torneiras é fétida, suja e apresenta vestígios de fezes.
 
De acordo com eles, desde então, algumas pessoas têm apresentado sintomas como dores de cabeça e de barriga, além de enjoos e diarreia.
 
Apesar de a Embasa ter informado que a situação foi regularizada  nesta segunda-feira, 2 - dois dias após as reclamações serem feitas -, os moradores se preocupam com quem ingeriu a água.
 
Outro questionamento dos que reclamam é se os tanques e reservatórios, limpos por quem mora no local, já estão adequados para receber água novamente, sem riscos de nova contaminação.
 
Segundo contam os moradores, a água teria sido contaminada em virtude de intervenção feita pela Embasa e pela construtora sergipana União Engenharia na Rua Joaquim Ferreira, onde está localizado o condomínio, em que vivem 380 famílias.
 
Eles afirmam que entraram em contato com a Embasa, mas que até esta segunda a concessionária não havia enviado representantes ao local.
 
Há preocupação também com relação às contas de água que podem aumentar por conta dos 19 tanques e reservatórios que foram esvaziados pelos moradores.
 

Obra

 
 "A Embasa e a construtora União fizeram obra e romperam o tubo de água. Falamos com a Embasa e disseram que deveríamos consultar primeiro a União Engenharia. Tem mãe de família e gestante carregando água e todos têm comprado água mineral", ressaltou o garçom  Grinaldo Rocha, de 32 anos.
 
A doméstica Maria Célia Moreira, 59, disse que a filha, Betânia  Moreira, 42, tem se sentido mal desde que bebeu a água. "Minha filha abriu a torneira, pegou um copo e bebeu. Já vomitou e está com dor de cabeça. O pior é que estamos desempregadas e não temos como comprar remédio", lamentou.
 
O gerente em Salvador da União Engenharia, Luciano Feitosa, que constrói um empreendimento vizinho ao condomínio, disse que desconhecer a informação de que foi feita intervenção no local. "De vez em quando, a Embasa fiscaliza a obra. A gente ainda nem ligou a água. Não tem relação conosco", disse.
 
Por meio de nota, a Embasa informou no final da manhã desta segunda que, atendendo à reclamação de moradores da Rua Joaquim Ferreira sobre a qualidade da água fornecida, constatou, "em alguns imóveis, a existência de partículas minerais do material incrustado na tubulação da rede distribuidora".
 
Segundo a concessionária, uma equipe da empresa "lavou e desinfetou os pontos onde houve a ocorrência do problema e a qualidade da água distribuída no local foi restabelecida". Moradores, no entanto, dizem que o problema permanece.
 
No ranking dos que receberam mais reclamações segundo o Procon-BA, a Embasa é a terceira empresa que mais teve ocorrências, até esta segunda. Foram 369 processos formalizados.
Ainda segundo o Procon-BA, o número de pessoas que procuraram o órgão com problemas com a Embasa aumentou de 2.564 casos (de 1º/1/12 a 2/9/12), para 3.317 ocorrências no mesmo período de 2013.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...