O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Mercado

Alto padrão

Ribeirão Preto (SP) cresce e atrai investimentos para construção

Publicado em: terça-feira, 19 de junho de 2012

Ribeirão Preto é a "bola da vez" no mercado imobiliário

Consultor imobiliário diz que a cidade ainda crescerá muito
 
Fabiana Assis
 
O crescimento imobiliário de Ribeirão Preto tem sido destaque no cenário nacional. Nos últimos três anos, foram centenas de empreendimentos lançados e ainda há dezenas já aprovados pela prefeitura que devem ser construídos nos próximos meses.
 
O mercado de alto padrão se destaca. Em junho, um prédio inteiro de apartamentos, na área nobre da cidade, foi vendido em dez horas, ainda na planta. O valor das 84 unidades e quatro coberturas variavam entre R$ 500 mil e R$ 900 mil.
 
Segundo o diretor de uma grande imobiliária da cidade José Carlos Peixoto, a cidade ainda tem muito potencial de crescimento e está na mira de empresas de todo o País. Mas a cidade tem algumas limitações, como a infraestrutura e os impedimentos ambientais, como o Aquífero Guarani.
 

Boom imobiliário

Ribeirão Preto tem apresentado um boom imobiliário. Segundo Peixoto, isso advem do interesse que a cidade está despertando em empresas de todo País. De acordo com pesquisas realizadas pelas construtoras, muitas companhias pretendem se instalar na cidade e trazer com elas mão de obra qualificada, com alto poder aquisitivo.
 

Perfil do crescimento

O crescimento imobiliário acontecido em todos os tipos de imóveis, mas Peixoto acredita que deverá se desenvolver mais nas unidades de médio e alto padrão. Para o consultor, a risco de uma “bolha” no setor comercial, mas precisamente o de salas comerciais.
 

Valor do m2

O preço do metro quadrado era desvalorizado em Ribeirão Preto, abaixo de cidades da redondeza que não tem a mesma estrutura, segundo Peixoto. Mas, agora, alcançou patamares semelhantes aos de cidade do mesmo porte.
 

Aluguel

Para Peixoto, o crescimento da oferta de casa própria não deve interferir no valor dos aluguéis das casas e apartamentos de médio e alto padrões. Nesses casos, as imobiliárias estão com dificuldade de dar conta da demanda. Mas pode afetar o valor dos imóveis mais simples, uma vez que, segundo ele, a migração futura para a cidade não deve ter esse perfil.
 

Infraestrutura

Um dos empencilhos ao crescimento de Ribeirão Preto é a sua estrutura, diz Peixoto. Em alguns casos, as próprias construtoras tem auxiliado na construção de redes de saneamento para poderem viabilizar seus empreendimentos. As limitações físicas da cidade por conta das áreas de captação do Aquífero Guarani também dificultam a disponibilidade de áreas para serem ocupadas. Outra preocupação é com as áreas de saúde, educação e segurança, que acabam sendo um fator de dificuldade para a instalação de novos moradores.
 

Futuro

Ribeirão Preto é a “bola da vez”, segundo o consultor imobiliário. Há vários empreendimentos em maturação que ainda deverão ser lançados. A preocupação agora, é com a sustentabilidade desse crescimento para que não haja uma supervalorização do setor.

 

Fonte: http://eptv.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...