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Ambiente

Caos generalizado

SP: Região metropolitana enfrenta 4º dia sem energia após chuvas

terça-feira, 7 de novembro de 2023
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Apagão em SP: 200 mil imóveis seguem sem luz na capital e região metropolitana

Expectativa é de que o serviço seja normalizado até a noite desta terça-feira; Enel diz que quase 3 mil profissionais nas ruas seguem, com atuação de equipes 24 horas por dia

Ao menos 200 mil endereços ainda permanecem sem energia elétrica em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, atendidos pela Enel Distribuição São Paulo. O balanço foi divulgado pela concessionária na manhã de terça-feira, 7, quatro dias após as fortes chuvas e ventania que atingiram a região. Cerca de 90% dos imóveis tiveram o serviço restabelecido.

Alguns pontos seguem com as atividades prejudicadas, a exemplo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que anunciou a suspensão, nesta terça-feira, das atividades acadêmicas regulares, assim como eventos presenciais no campus de Perdizes, zona oeste.

“A Enel colocou quase 3 mil profissionais nas ruas que seguem trabalhando 24 horas por dia para agilizar os atendimentos e normalizar o fornecimento para quase a totalidade dos clientes até esta terça-feira, conforme anunciado em reunião com o prefeito de São Paulo”, disse a companhia. A previsão é que o serviço seja totalmente restabelecido até a noite desta terça-feira.

As fortes chuvas e rajadas de vento que atingiram grande parte do Estado de São Paulo na sexta-feira também deixaram ao menos sete mortos. Em Osasco, na Grande São Paulo, duas árvores caíram sobre um muro na Avenida Luiz Rink, atingindo um veículo e matando uma pessoa que estava no interior do automóvel, de acordo com a Defesa Civil.

Na capital paulista, funcionários da limpeza, agentes das subprefeituras e equipes de iluminação pública e de reparos em semáforos continuam nas ruas para restabelecer a normalidade na capital paulista.

Os consumidores podem pedir indenizações caso tenham tido prejuízo com a falta de energia. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) também disse que as concessionárias e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vão estudar, em prazo de até 30 dias, a implementação de um plano especial de atendimento a clientes residenciais e comerciais que tiveram prejuízos pelo período prolongado sem energia.

Tarcísio afirmou ainda que estuda criar um projeto de lei para facilitar o manejo de árvores nas cidades do Estado. “O grande vilão desse episódio foi a questão arbórea, foi questão da quantidade de árvores que, por falta de manejo adequado, acabaram caindo sobre a rede. Então, a gente precisa de um plano conjunto de manuseio arbóreo”, disse o governador.

Veja nota na íntegra divulgada pela Enel na manhã desta terça-feira:

A Enel Distribuição São Paulo informa que restabeleceu a energia para mais de 90% dos clientes que tiveram o fornecimento impactado após o vendaval da última sexta-feira. Até o momento, cerca de 1,9 milhão de clientes tiveram o serviço normalizado, de um total de 2,1 milhões afetados na tempestade. O vendaval que atingiu a área de concessão no dia 3 de novembro foi o mais forte dos últimos anos e provocou danos severos na rede de distribuição. A companhia colocou quase 3 mil profissionais nas ruas que seguem trabalhando 24 horas por dia para agilizar os atendimentos e normalizar o fornecimento para quase a totalidade dos clientes até esta terça-feira, 7, conforme anunciado em reunião com o prefeito de São Paulo. Devido à complexidade do trabalho para reconstrução da rede atingida por queda de árvores de grande porte e galhos, a recuperação ocorre de forma gradual. Em atuação conjunta com Corpo de Bombeiros, Prefeitura e outras autoridades, a companhia tem priorizado os casos mais críticos, como serviços essenciais. A Enel São Paulo seguirá com a mobilização total dos profissionais e reforço em várias frentes, como call center e operação de campo. A companhia orienta que os clientes acessem os canais digitais da companhia para abrir chamado de falta de luz, por meio do app Enel São Paulo e agência virtual do site.

Para falar com a Enel

O consumidor pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da Enel São Paulo pelo 0800 72 72 120. Também pode falar com a central de emergência pelo 0800 72 72 196. Para pessoas com deficiência auditiva, o telefone é o 0800 77 28 626. Salve também a ‘Elena’ nos contatos (21 99601-9608), assim é possível conseguir realizar serviços. Ela consegue ajudar a registrar falta de luz, solicitar segunda via, consultar débitos, solicitar ressarcimento e também tirar dúvidas sobre outros serviços.

Ouvidoria da Enel São Paulo

Este é um canal de relacionamento para solucionar ou responder reclamações que a pessoa ainda não conseguiu resolver pelos outros canais de atendimento.

  • Por teleatendimento: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8 horas às 18 horas).
  • Por carta: enviar em envelope fechado mencionando ‘Ouvidoria’ para o endereço: Avenida das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17º andar, Vila Gertrudes, São Paulo-SP, CEP: 04794-00.
Fonte: https://www.estadao.com.br/sao-paulo/quatro-dias-apos-temporal-200-mil-imoveis-permanecem-sem-energia-na-capital-e-regiao-metropolitana-nprm/

[05/11/2023] Sem energia e água, moradores fazem fila com baldes em torneira de condomínio em SP

Energia do condomínio na Zona Norte da capital paulista ficou prejudicada após forte chuva da última sexta-feira (3); como consequência, o abastecimento de água também foi afetado.

Sem energia elétrica há dois dias e com o abastecimento de água prejudicado, moradores de um condomínio no Jardim Francisco Mendes, Zona Norte de São Paulo, passaram a fazer fila neste domingo (5) para pegarem água encontrada na única torneira da Sabesp que tem no prédio.

Conforme o síndico, a energia do condomínio ficou prejudicada desde a forte chuva que atingiu a capital paulista na última sexta-feira (3). Como consequência, o abastecimento de água também foi afetado. São 17 blocos de prédios com cinco andares. Ao todo, o condomínio tem 320 apartamentos.

"Estamos desde de sexta sem energia e abastecimento de água, porque as bombas precisam de energia para abastecer os imóveis. São 320 famílias. Essa água da torneira é direta da rua, potável, mas para chegar nos reservatórios mais altos precisa do auxílio de bombas elétricas", diz o síndico José Roberto de Oliveira Almeida.

"A situação dos idosos, crianças, pessoas com doenças crônicas é uma situação delicada, porque sem água as pessoas precisam se banhar, precisa se alimentar e a água é um elemento essencial para eles, principalmente para os doentes. Precisa ter uma atenção mais delicada. Aí tem essa torneira que o pessoal usa", ressaltou José.

A moradora Michelly de Moraes Maciel, 37 anos, diz que precisou levar alimentos da geladeira para serem guardados na casa de parentes.

"Banho também tomamos na casa de familiares. Comida tivemos que comprar alimentos não perecíveis e os outros tivemos que levar para a casa dos meus cunhados porque estávamos perdendo. Ainda tenho uma reserva em galões no meu apartamento", relatou.

O que diz a Enel?

Em nota, a Enel Distribuição São Paulo informou que "continua trabalhando incansavelmente nos reparos das ocorrências causadas pelas fortes chuvas e os ventos atípicos da última sexta-feira (3)".

"Essa foi a ventania mais forte dos últimos anos em São Paulo que atingiu de forma mais severa a rede de distribuição. Ao todo, 2,1 milhões de clientes foram impactados desde sexta-feira. A Enel SP já normalizou o serviço para cerca de 1 milhão de clientes. A companhia está restabelecendo de forma gradual o serviço, dando prioridade aos casos mais críticos, como serviços essenciais", diz a nota.

E complementou: "Devido à complexidade do reparo e a necessidade de reconstrução de trechos da rede, com substituição de cabos, postes e transformadores, alguns casos podem levar mais tempo. A expectativa é normalizar o fornecimento de energia para a maioria dos clientes afetados até a próxima terça-feira (7). A distribuidora está com uma mobilização total de equipes em várias frentes, como call center e operação, para esse atendimento e aumentou em mais de 3 vezes o número de profissionais em campo".

Por volta das 17h, a energia foi restabelecida no condomínio.

O que diz a Sabesp?

Em nota, a Sabesp informou que, em razão das fortes chuvas na tarde de sexta-feira, "a falta de energia paralisou as instalações e estações elevatórias da empresa, afetando o nível dos reservatórios e, consequente, o abastecimento de água em diversas regiões".

"Desde sexta-feira (3), a Sabesp está com equipes mobilizadas e em constante contato com as concessionárias de energia para restabelecer todas as instalações o mais breve possível e também adotou medidas operacionais para amenizar a situação".

Até a manhã deste domingo, ainda havia pontos sem energia, afetando o abastecimento das seguintes localidades: São Mateus, Itaquera, Vila Mariana,Vila Clara e Capão Redondo e, também nas cidades de Cotia, Osasco, Barueri, Taboão da Serra, Biritiba Mirim e Suzano.

Outras localidades tiveram a energia reestabelecida e os reservatórios estão em recuperação são elas: Santo André, Mauá, Diadema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Guaianases, Americanópolis, Vila Clara, Vila Mascote, Vila Santa Catarina, Vila Joaniza, Campo Grande, Jd Promissão, Pedreira, Cidade Ademar, Chacara Flora, Santa Etelvina, Cidade Tiradentes e Morumbi, em São Paulo, estão em recuperação.

"O retorno da água aos imóveis acontecerá de forma gradual. Até a normalização total de todo sistema, é recomendável que os clientes façam uso consciente da água e priorizem o uso para higiene e alimentação. Lamentamos os transtornos. Estamos nossas equipes de campo mobilizadas para que os sistemas se normalizem o quanto antes", ressaltou a Sabesp, em nota.

Governo de SP confirma sétima morte

O governo de São Paulo confirmou, na manhã deste domingo (5), a sétima morte em decorrência das chuvas fortes que caíram em boa parte do estado na tarde de sexta-feira (3).

De acordo com a gestão estadual, o sétimo caso ocorreu em Ilhabela. Uma embarcação naufragou e um dos tripulantes não resistiu. Outros dois foram socorridos e encaminhados ao serviço de saúde.

Além deste, uma pessoa em Limeira, atingida por um muro; uma em Osasco, após queda de árvore sobre um carro; uma em Santo André, atingida por destroços que caíram de um prédio; uma em Suzano e duas na capital, todas após quedas de árvores.

A Defesa Civil também atendeu cerca de 100 desabamentos em todo o estado, em ocorrências com danos em muros, casas e destelhamentos de imóveis.

Os sete óbitos, segundo a Defesa Civil, estão relacionados justamente às causas da chuva, como queda de árvores, muros e paredes. As mortes ocorreram nas seguintes cidades:

  • São Paulo: 2 pessoas faleceram na Zona Leste em virtude de queda de árvore sobre veículos na Av. Eduardo Sabino de Oliveira;
  • Osasco: 1 pessoa morreu após a queda de uma árvore sobre um muro, que também atingiu um veículo na Av. Luís Rink;
  • Santo André: 1 pessoa morreu após a queda da parede do 18º andar de prédio em construção na na Rua Mendes Leal;
  • Limeira: 1 morte causada pela queda de um muro sobre pessoa no bairro Marajoara;
  • Suzano: 1 morte causada pela queda de uma árvore sobre a pessoa na Av. Antônio Marques Figueira, Vila Adelina.
  • Ilhabela: Embarcação naufragou e um dos tripulantes não resistiu. Outros dois foram socorridos e encaminhados ao serviço de saúde.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/11/05/sem-energia-e-agua-moradores-fazem-fila-com-baldes-em-torneira-de-condominio-em-sp-video.ghtml

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/11/05/sem-energia-e-agua-moradores-fazem-fila-com-baldes-em-torneira-de-condominio-em-sp-video.ghtml

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