O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Áreas comuns

Os problemas dos condomínios costumam aparecer durante as férias

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
WhatsApp
LinkedIn

O bom uso das áreas comuns

Nesta época de férias, em que os moradores passam a usar com mais frequência as áreas comuns, problemas que passavam despercebidos podem começar a chamar a atenção dos condôminos. A consequência é que o diagnóstico pode chegar tarde demais. Não adianta descobrir que as pastilhas do fundo da piscina estão soltas justamente no período em que as pessoas mais aproveitam para nadar. 
 
O cenário que se desenha frente a essa situação é óbvio: moradores reclamando para o síndico e exigindo providências. 
 
Há como evitar esse desconforto. No início de cada ano, os síndicos podem fazer um plano de reformas, que será cumprido ao longo dos meses seguintes. O ideal é que sejam provisionados recursos para as diversas áreas de lazer e ir realizando as reformas durante os meses mais frios, quando o uso das áreas de entretenimento - piscinas, quadras e academia - é menos intenso. 
 
Assim, quando as férias se aproximam, é bom checar a situação dos aparelhos e dos pisos da academia, a conservação das quadras de esportes, o estado da brinquedoteca e do playground. Problemas pequenos, como um simples descolamento do piso emborrachado ou uma grande quantidade de brinquedos quebrados, podem ser resolvidos com rapidez e sem custo elevado. 
 
Ainda que o síndico tenha promovido corretamente reformas preventivas e corretivas ao longo do ano, problemas de outra ordem podem surgir quando o assunto é a preservação da área comum: comportamental, por exemplo. Com os empreendimentos oferecendo segurança aos moradores, os pais sentem-se mais protegidos para deixar seus filhos livres pelos espaços que o prédio oferece. Na prática, muitos acabam ""terceirizando"" as crianças para o condomínio. Resultado: jovens promovendo festas não autorizadas, barulho, consumo de bebidas alcoólicas, gente falando palavrão e incomodando os demais, entre outros. 
 
Chegando tais fatos aos ouvidos do síndico, cabe-lhe notificar os responsáveis para que tomem providências. Se estes se mantiverem alheios aos problemas e o mau comportamento persistir, compete ao síndico acionar a Polícia Militar. 
 
Um respaldo importante para contornar situações dessa natureza pode ser encontrado nas regras de uso das áreas comuns. Elas devem prever, da forma mais clara possível, o que é permitido ou e o que é proibido fazer nesses espaços. Procedendo assim, ninguém poderá infringir as normas alegando desconhecê-las. 
 
Outro ponto que merece atenção diz respeito ao uso dos equipamentos de lazer pelos visitantes. O bom senso deve prevalecer. Ninguém irá proibir uma criança pequena, que esteja com um familiar, de usar a brinquedoteca - o que é bem diferente de um filho de um condômino chamar os colegas da escola para usar a sala de ginástica. 
 
Mais: visitantes não devem frequentar a piscina. Caso se inicie a condescender com tais práticas, o risco de o condomínio se transformar num clube é iminente. E vale lembrar: quem custeia as manutenções das áreas comuns são todos os moradores, o que exige ainda mais esmero por parte do síndico no momento de abrir ou não exceções. 
 
Os espaços das áreas comuns também são propícios à criação de oportunidades para melhorar a convivência entre os condôminos. Promover eventos com os moradores, viabilizar ocasiões para que se conheçam melhor e possibilitar que o entrosamento entre vizinhos seja incentivado são ações para lá de válidas. 
 
Como exemplo, podemos citar confraternização de fim de ano, amigo secreto, etc. Envolver as crianças nas atividades de decoração desses ambientes também é uma forma de integrá-las mais ao cotidiano da vida em comunidade. 
 
Como se percebe, iniciativas simples podem evitar uma transtornos, desde que adotadas com a devida antecedência, o adequado planejamento e o indispensável bom senso.

Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet