Arrastão em condomínio
SP: Grupo armado usa controle remoto cadastrado para apartamento
O que se sabe sobre arrastão em condomínio em Moema
Bandidos com máscaras, luvas e armas de fogo usaram controle remoto cadastrado para um dos apartamentos para invadir o local
Um grupo formado por ao menos quinze criminosos invadiu no sábado, 2, um condomínio residencial na Alameda dos Anapurus, em Moema, na zona sul da cidade de São Paulo.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Estado, a quadrilha rendeu moradores e roubou pertences, dinheiro e um veículo. A ocorrência foi registrada por volta das 23 horas.
Como foi a ação dos bandidos?
Os assaltantes, utilizando máscaras, luvas e armas de fogo, acessaram o condomínio com um controle remoto cadastrado para um dos apartamentos. Os bandidos renderam o porteiro, desligaram as câmeras e aguardaram a chegada de moradores para abordá-los.
Quem são as vítimas?
As vítimas têm idades entre 18 e 63 anos, segundo a SSP. Durante a ação, os moradores foram mantidos sob ameaça com os criminosos exigindo transferências via PIX, que não foram concluídas.
O que foi roubado?
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, as vítimas foram levadas a seus apartamentos, onde foram subtraídos celulares, joias, relógios, dinheiro, talões de cheques, um capacete e um veículo Fiat Argo preto.
Ainda segundo a SSP, alguns celulares foram descartados pelos assaltantes na Avenida Interlagos, onde a Polícia Militar localizou nove aparelhos e uma luva preta.
Como estão as investigações?
O caso foi registrado como roubo pelo 27º Distrito Policial (Campo Belo), que requisitou perícia no local.
Alta da criminalidade na região
Conforme o Radar da Criminalidade do Estadão, na Alameda dos Anapurus foi registrado o aumento de 6,3% na incidência de crimes.
Foram registradas 17 ocorrências nas proximidades em junho deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Sendo a principal incidência, com oito casos, a de roubo de celular.
Roubo a residências
Casos semelhantes foram registrados em outros bairros da cidade. O Morumbi, na zona sul de São Paulo, foi a região que mais registrou roubos a residências no 1º trimestre.
Em julho, em outro bairro da zona sul, no Jardim Paulista, um engenheiro foi morto após os bandidos conseguirem acessar o interior da residência da vítima clonando o controle remoto do portão automático do imóvel.
Esse tipo de prática criminosa já existe há alguns anos, inclusive para roubo de veículos. Entretanto, ganhou evidência nos últimos meses por conta da incidência. A estratégia também foi usada por um grupo que assaltava casas na região do Brooklin, na zona sul.
Especialistas ouvidos pelo Estadão explicam que para evitar o problema, é preciso se atentar ao modelo de aparelho utilizado.
Fonte: https://www.estadao.com.br/sao-paulo/o-que-se-sabe-sobre-arrastao-em-condominio-em-moema-nprm/