O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Radar LELLO

Assembleia cheia

Veja dicas de como atrair os moradores para a reunião

Publicado em: quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

6 ‘truques’ que podem atrair moradores para a reunião do condomínio

Em SP, cerca de 70% dos condôminos não comparecem às assembleias, mas dicas podem ajudar a aumentar quórum, diz a Lello
 
A reunião de condomínio não costuma atrair muita gente na maioria dos prédios residenciais de São Paulo.
 
Segundo a Lello, tradicional administradora paulistana, cerca de 70% dos moradores não comparecem às assembleias. A empresa elaborou seis dicas que podem ajudar o síndico a atrair mais condôminos para essas reuniões (veja abaixo).
 
O baixo quórum acontece especialmente nas chamadas Assembleias Gerais Ordinárias, nas quais são discutidos temas importantes para o condomínio, como eleição do síndico, aprovação da previsão orçamentária e das contas do exercício anterior, entre outros.
 
Nas assembleias extraordinárias, o número de presentes também costuma ser baixo. Nesses encontros são colocados em discussão itens como investimentos em segurança, fechamento de sacadas, aprovação de o obras e alteração na convenção ou no regimento interno do condomínio.
 
“Os síndicos devem trabalhar para mobilizar os moradores, visando ampliar o número de participantes nas assembleias, uma vez que as decisões tomadas nesses encontros afetam a todos os condôminos”, afirma AngelicaArbex, gerente de Relacionamento com o Cliente da Lello Condomínios.
 

Dicas para obter maior participação de moradores nas assembleias:

 
  1. Procure mesclar temas importantes com outros que atraiam interesse dos condôminos. Assim, a presença será maior.
  2. Coloque na pauta apenas assuntos realmente relevantes. Desta forma, as assembleias ficam mais curtas e menos cansativas.
  3. Promova a integração dos condôminos com eventos extra-assembleia. É mais fácil ter adesão dos moradores em um condomínio com clima mais amistoso.
  4. Para condomínios muito grandes, vale fazer um pequeno evento após a assembleia, como um coquetel, um lanche ou mesmo um eventual sorteio de prêmios.
  5. Estimule a gestão participativa no condomínio. Uma boa dica é criar comissões específicas para que os condôminos participem, como comissão de decoração, de obras e de síndicos-mirins, entre outros.
  6. Acerte no horário. Cada síndico deve conhecer bem os seus moradores e procurar agendar a assembleia num horário positivo para a maioria deles.
 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...