O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Radar LELLO

Assembleia cheia

Só gastos extras e sorteio de vagas geram presença expressiva

Publicado em: sexta-feira, 8 de maio de 2015

Reunião em condomínio só ‘lota’ se assuntos forem sorteio de vagas ou gastos extras

Levantamento da Lello aponta que as assembleias ficam mais concorridas quando tema interfere diretamente na vida do morador
 
 
Nem sempre as reuniões de condomínio atraem poucos interessados. Quando os assuntos em pauta interferem diretamente no dia-a-dia de cada morador, esses eventos costumam atrair quase a totalidade dos condôminos. É o que aponta levantamento da Lello, empresa líder em administração condominial no Estado.
 
Segundo a administradora, se o tema é o sorteio de vagas na garagem, por exemplo, as assembléias costumam ter índice superior a 85% de comparecimento. Já quando se discute a aprovação de rateio extra para a realização de obras, reforma e pintura ou instalação de novos equipamentos, 70% dos moradores comparecem ou se fazem representar por terceiros munidos de procuração.
 
O terceiro item mais “concorrido” nas reuniões é a aprovação da verba orçamentária do prédio, cujo valor definirá a quota de condomínio mensal para os moradores. Nessas ocasiões o comparecimento chega a 60% do total de condôminos. O mesmo índice se verifica quando o tema em pauta é a eleição do síndico. Os demais assuntos, isoladamente, geralmente atraem menos da metade do total de moradores.
 
“Realmente alguns assuntos chamam mais a atenção dos condôminos. Mas é fundamental que os condôminos se mobilizem também em relação as outros temas debatidos nas assembléias, que são importantes para a vida em coletividade, tais como regras de segurança interna, funcionamento dos equipamentos de segurança das áreas comuns e medição individual de água e gás”, diz Angélica Delgado Arbex, gerente da Lello Condomínios.
 
Ela recomenda, aos síndicos, que ao convocar reuniões procure incluir alguns itens que atraiam maior interesse juntamente com temas menos chamativos, para garantir, assim, maior índice de comparecimento dos moradores. “O ideal é que participe das assembléias o maior número de condôminos possível”, conclui.
Reuniões mais vazias
 
Por outro lado os temas que mais esvaziam as reuniões são os seguintes: aprovação de normas com um comparecimento menor que 15%, benfeitorias a serem realizadas que não geram rateio com 10%, apresentação das benfeitorias realizadas no período anterior, menos de 10% seguido por discussão sobre alteração no regulamento interno com o mesmo percentual. Aprovação de obras especiais que necessitam de quorum específico, assuntos cotidianos que não envolvem alterações na cota condominial e benfeitorias realizadas (aquelas básicas que não agregam valor), tem índice menor ou igual a 5% de comparecimento
 
http://www.lellocondominios.com.br 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...