O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Curso online SíndicoNet

Capacitação de Síndicos

Atual complexidade da gestão de condomínios requer tempo e conhecimento

Atual complexidade da gestão de condomínios requer tempo e conhecimento

Quem acha que administrar um condomínio atualmente é tarefa simples está muito mal informado ou mal intencionado. A função, dependendo do tamanho do empreendimento, pode se igualar a administração de uma empresa.

E não se trata apenas da complexidade das tarefas. O síndico – seja ele profissional ou não - é o representante legal do condomínio nas mais diversas esferas da lei: civil, criminal, ambiental, trabalhista, entre muitas outras.

Ou seja, ele é o responsável por quase tudo que acontece ali, podendo inclusive ser indiciado judicialmente ou ter que pagar do próprio bolso por dinheiro que tenha sido gasto de maneira incorreta.

Obrigações legais

O conhecimento necessário é grande: apenas em se tratando de infraestrutura são mais de onze itens, como laudo para as instalações elétricas, medição ôhmica e emissão de laudo técnico de pára-raio, análise bacteriológica das caixas d’água, entre outros, sem contar os itens referentes ao combate a incêndios como atestado de formação de brigada e teste eletroestático dos extintores.

Há também as obrigações para com os funcionários, como a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional), e o PPRA (Programa de Prevenção e Riscos Ambientais); e mais outras responsabilidades na parte administrativa do condomínio, como o INSS do síndico, o pagamento dos encargos corretos (PIS, COFINS e CSLL) para empresas, funcionários (CLT, FGTS, PIS) e autônomos contratados (ISS, dependendo do município).

Gestão empresarial

O síndico moderno também deve ter habilidades organizacionais e até conhecimentos jurídicos sobre as leis que regem os condomínios. Sem esses atributos, certamente terá dificuldades ao lidar com a previsão orçamentária, fluxo de caixa, controle inadimplência, entre outros, e com a aplicação das Leis e regras internas que organizam a vida em condomínio.

Perfil

Além das obrigações fiscais e com a lei, o trabalho do síndico também deve considerar a parte humana. Ele deve ser capaz de lidar com funcionários, lidar diplomaticamente com brigas entre vizinhos, problemas de condôminos com o regulamento interno, reclamações dos moradores em relação ao trabalho dos funcionários – e, principalmente, saber ouvir críticas ao seu próprio trabalho.

Também é fundamental que o síndico saiba ouvir a todos, seja bem organizado e saiba planejar ações para o condomínio a curto, médio e longo prazo.

Como se pode ver, ser síndico não demanda apenas um pouco de conhecimento e boa vontade: é preciso saber sobre diversos campos e ter um perfil que se adeque à tarefa.

Capacitação

Foi pensando nisso que o SíndicoNet, em parceria com a Gábor RH - Consultoria e Treinamento, elaborou um curso de administração condominial como um todo, um material completo e voltado para quem quer se aperfeiçoar na função de síndico ou se especializar como um síndico profissional. O curso também é útil para administradores de condomínios.

“Esse tipo de material já vinha há muito tempo sendo requisitado pelos nossos leitores, que agora podem contar com mais esse incentivo”, diz Julio Paim, diretor geral do SíndicoNet.

O curso é composto por 12 aulas. Nele são abordados todos os temas pertinentes para uma administração condominial, em formato de vídeo aulas acompanhadas de testes e materiais complementares.

O conteúdo é passado por uma série de profissionais tarimbados do ramo, e tem o selo de qualidade do SíndicoNet.

Para Gabriel Karpat, administrador de condomínios e coordenador do curso, que colaborou com a elaboração do material, o momento é oportuno para quem deseja se aprofundar no assunto. “Hoje há muita demanda do segmento de condomínios e uma clara profissionalização do setor está em curso. Quem quiser entrar mais a fundo na área, o curso com certeza irá ajudar”.

Karpat também assinala a importância de todos os síndicos conhecerem a fundo essa tarefa. “Sendo síndico profissional ou não, hoje os moradores ficam atentos à gestão, sabem que não deve haver desperdício, e que há uma série de normas a serem respeitadas. Não se tolera mais uma administração amadora”.

Portanto, para qualquer síndico, seja profissional ou não, estreante ou não, o curso para síndicos do SíndicoNet vai ser extremamente valioso, pois irá abordar vários assuntos referentes à administração condominial de maneira atual e acessível para todos.

“É um conteúdo que temos muito orgulho em oferecer aos nossos leitores de todo país”, completa Julio Paim.

 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...