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Marilen Amorim

ChatGPT na gestão condominial vai além de comunicados

Responder perguntas, gerenciar solicitações de moradores, melhorar a comunicação e realizar treinamentos são as outras funções do ChatGPT na gestão condominial

05/04/23 01:57 - Atualizado há 1 ano
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Pessoa utilizando a inteligência artificial do ChatGPT para produzir um texto no computador
O ChatGPT promete melhorar a eficiência da administração do prédio, bem como a comunicação e o atendimento aos moradores
iStock

Só se fala no ChatGPT, o primeiro robô (bot) de inteligência artificial criado pela empresa OpenAI.  É um modelo de linguagem baseado em machine learning que é capaz de responder perguntas e completar frases ou textos com o objetivo de imitar a conversação humana de maneira fluente e natural. Por isso, o ChatGPT na gestão condominial deve se tornar um grande aliado.

Além de gerar textos, o ChatGPT é capaz de realizar uma série de outras tarefas. O formato do diálogo permite que o ChatGPT responda perguntas específicas, admita seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas

Ele pode ser usado em várias aplicações, incluindo assistentes virtuais, chatbots, corretores ortográficos, análise de sentimentos e opiniões, pesquisa de informações e muito mais. 

Porém, para que algumas aplicabilidades sejam utilizadas junto ao ChatGPT, é importante que haja uma integração das ferramentas de tecnologia que o condomínio já utiliza, incluindo os bancos de dados, com as ferramentas de interação junto ao ChatGPT.

Funções do ChatGPT na gestão condominial

O ChatGPT pode ser uma ferramenta muito útil para os síndicos, gerentes prediais e administradores a melhorar a eficiência da administração do prédio, bem como a comunicação e o atendimento aos moradores. Algumas funções que o ChatGPT pode realizar:

1 – Responder perguntas frequentes

O ChatGPT pode ser programado para responder a perguntas frequentes, como horário de funcionamento do prédio, regras de convivência, datas de assembleias e muito mais. Isso pode reduzir a carga de trabalho do síndico e da equipe de gerenciamento predial.

2 – Gerenciamento de solicitações

O ChatGPT pode ser usado para gerenciar solicitações dos moradores, como manutenção ou reparos em áreas comuns do prédio. Ele pode fornecer atualizações sobre o status das solicitações e responder a perguntas dos moradores sobre os procedimentos de manutenção.

3 – Melhorar a comunicação

O ChatGPT pode ser usado para melhorar a comunicação entre os moradores e o síndico ou a equipe de gerenciamento predial. Ele pode fornecer informações sobre eventos do prédio, avisos importantes e outras notícias relevantes.

4 – Treinamentos

O ChatGPT também pode ser utilizado para fins educacionais, sendo útil nos treinamentos realizados pelo condomínio. 

Tudo isso pode reduzir o tempo e o esforço necessários para gerenciar o prédio, permitindo que o síndico e a equipe de gerenciamento se concentrem em outras tarefas importantes.

O ChatGPT vai substituir o síndico, o gestor predial ou o administrador?

Por enquanto não.  Primeiro, porque a inteligência artificial ainda está em sua fase inicial.  A ferramenta não é perfeita e pode cometer erros ou gerar informações imprecisas.

Segundo, porque a inteligência artificial tem algumas limitações como, por exemplo, falta de compreensão profunda,  incapacidade de tomar decisões éticas e  incapacidade de se comunicar como um ser humano.

Portanto, ela pode substituir, otimizar ou complementar algumas profissões, mas ainda não pode substituir completamente a capacidade humana nas atividades que requerem empatia, habilidades sociais, flexibilidade, adaptabilidade, bem como resolução de problemas complexos. 

Segundo o site Will Robots Take My Job?, a automatização da profissão de “Gestor Condominial” pela Inteligência Artificial e a possibilidade de ele ser substituído por um robô tem 42% de chance - já que negociação, persuasão e habilidades sociais são consideradas características importantes para a função.

Porém, não podemos esquecer que a inteligência artificial está em constante aprimoramento. Por isso, nunca foi tão importante que os gestores tenham habilidades interpessoais e foquem numa gestão verdadeiramente profissional! 

(*) Marilen Maria Amorim Fontana é advogada especialista em Direito Imobiliário e Previdenciário; membro efetivo da Coordenadoria de Direito Condominial da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB-SP.

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