O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Coleta seletiva

Condomínios de SBC preocupam por falta de participação no projeto

Publicado em: sexta-feira, 19 de julho de 2013

Quem não separar o lixo vai para a reciclagem, vai pagar mais pelo serviço; adesão do povo é baixa

O programa de coleta seletiva porta a porta de São Bernardo, que teve início no bairro Rudge Ramos em 5 de junho, é considerado um sucesso pela prefeitura.  Somente no primeiro mês do projeto, mais de 44 toneladas  de materiais recicláveis foram recolhidas no bairro. 

 
No entanto, apesar do número significativo, a participação dos moradores não está no patamar ideal, na avaliação da prefeitura. O projeto implantado no Rudge Ramos revelou a baixa participação de moradores de prédios.
 
“Tivemos uma dificuldade no Rudge, que devemos encontrar tambem em toda a cidade, que é a coleta nos edifícios”, constata o secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Tarcísio Secoli.
 
Os motivos para a baixa adesão são variados. “Têm condomínios que hoje já fazem coleta e já vendem, ótimo. Mas tem condomínios com construções muito antigas, que sequer lixeira tem”, avalia Secoli. Outros prédios têm lixeira, mas ela é subutilizada.
 

MULTA

 
A prefeitura de São Bernardo promete avaliar individualmente os casos de moradores de condomínios que não estão participando da coleta seletiva.
 
O prefeito Luiz Marinho (PT) cogita adotar dispositivo de multa caso haja a constatação de que a falta de adesão à coleta é fruto somente da má vontade do munícipe. Por outro lado, os prédios que precisam de adaptação contarão com auxílio da administração municipal.
 
“O objetivo inicial não é autuar, mas sim forçar que todos participem”, ressalta Marinho. “A campanha é para conscientizar, mas se preciso for, vamos forçar pelo que dói no corpo, que é o bolso”, afirma.
 
São Bernardo expande coleta porta a porta para dois bairros
A partir do dia 3 de  setembro, o programa de coleta seletiva porta a porta de São Bernardo será expandido para mais dois bairros da cidade: Jordanópolis e Paulicéia. O serviço teve início no mês passado, na região do Rudge Ramos. 
 
“As equipes de mobilização e conscientização ecológica começam agora a percorrer as ruas do Pauliceia e Jordanópolis, falando com as pessoas, orientando como deve ser feito”, explica o secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo,  Tarcísio Secoli.
 
Os bairros Paulicéia e Jordanópolis serão divididos em três áreas. O caminhão da coleta seletiva vai percorrer cada uma delas em um determinado dia da semana: às terças, quintas ou  sábados, recolhendo papel, plástico, metal e vidro.
 
MAIS
 
Autuação
A prefeitura ainda estuda como seria calculada e aplicada essa multa. “Vamos ter que adequar nossa legislação inclusive para multar. Uma saída é cobrar uma taxa maior, por exemplo”, afirma o prefeito Luiz Marinho. O petista ressalta que, por enquanto, a aplicação de multas não é prioridade.
 
44,2 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas no Rudge Ramos em um mês de coleta
 
Mais reciclagem
 
Depois que teve início o programa de coleta porta a porta no Rudge Ramos, o índice de coleta seletiva em São Bernardo saltou de 0,86% para 1,21%. Os trabalhadores das cooperativas de reciclagem  tiveram aumento de renda de 30% em um mês.

Fonte: http://www.redebomdia.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...