O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Coleta seletiva

Em Manaus, projeto de captação de material em condomínio tem sucesso

Publicado em: sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

 Empresa cria projeto de coleta seletiva em condomínios

Depois dos três primeiros meses, o projeto mostra dados sobre a evolução das pessoas e a adequação desses condomínios para a coleta.
 
 Com o objetivo de trabalhar o lixo gerado por condomínios e residenciais onde não há coleta seletiva, a Green Hera desenvolveu o projeto “Repense seu Lixo”, para fazer a coleta seletiva dos empreendimentos. De acordo com a diretora da Green Hera, Barbarah Israel, após análises de alguns locais estratégicos, o projeto começou pela Ponta Negra, que tem cerca de dezoito prédios em linha reta.
 
“Passar com um caminhão de coleta é mais fácil e a qualidade do material recolhido é altíssima. De todos os prédios do local, apenas um, fazia coleta seletiva, ou seja, a demanda era muito grande nessa área”, diz.
 
O projeto começou com um formato em que o recolhimento é feito pela associação de catadores “Aliança”, com um caminhão que uma empresa nos cedeu. A Green Hera entra com a parte educacional. “Não adianta fazer a coleta seletiva na porta da sua casa, se você não faz a separação de lixo da forma correta. É bom que a pessoa facilite esse processo, até mesmo que esse material possa ir para a reciclagem de uma forma adequada”, afirma Barbarah.
 
Depois dos três primeiros meses, o projeto mostra dados sobre a evolução das pessoas e a adequação desses condomínios para a coleta. A diretora afirma que, com a evolução no comportamento das pessoas, o projeto conseguiu coletar em oito condomínios, cerca de cinco toneladas de resíduos. O  aproveitamento foi de 67%, mais ou menos três toneladas e meia. Esse material entrou novamente no ciclo e gerou renda para os colaboradores.
 
“O lixo reciclável acumula muito volume, entretanto, é um material limpo se armazenado da forma correta. O foco da Green Hera é a parte educacional, ensinar o que é reciclável e o que não é, com um diálogo simples”, ressalta.
 
Depois de três meses de trabalho, Barbarah comenta que foi até o subsecretário da Semulsp,Túlio Kniphoff, apresentar os resultados obtidos, para a prefeitura assumir a rota. “É obrigação da prefeitura cuidar do recolhimento dos resíduos. Mostramos que trabalhar uma conscientização dá certo ”, comenta.
 
O caminhão passa toda sexta-feira, e o material recolhido vai para associações diferentes. “Muitas pessoas perguntam se a coleta vai mesmo para as associações ou vai tudo para o mesmo lugar. A resposta é sim, o material vai para as associações de catadores, para que seja manuseado da maneira correta”, diz a diretora.
De acordo com Barbarah, o próximo passo é deslocar o projeto “Repense seu Lixo” da Ponta Negra e implantar em outras áreas de Manaus.

Fonte: http://www.portalamazonia.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...